Tuesday, October 7, 2014

Terapia da fala e escolhas profissionais

Ontem o M teve a sua primeira sessao de terapia da fala. Ele e' um bocadinho 'sopinha de massa' e eu gostava que ele perdesse isso. A terapeuta explicou que, no caso dele, pode estar relacionado com o facto do Ingles ser a sua primeira lingua e que, se ele fosse a uma terapeuta inglesa ela diria que ele estava optimo (e' o gesto da lingua para o 'th' que ele depois usa para o 's' e o 'z').

Estivemos la um bocado a falar com ela a explicar que demora tempo, que e' complicado, que e' necessario ele estar motivado, que tem que praticar muito e todos os dias e que e' importante porque se ele tiver uma profissao onde tenha que falar com muita gente ou em publico e' importante saber faze-lo bem. Ele esteve sempre sentado numa almofada no chao, a ouvir tudo mas distraido com as coisas dele. Eu expliquei que o M era o miudo mais disciplinado que eu conheco e que tenho a certeza que ele vai praticar. Disse tambem que a terapia era carissima e que tinha falado com o M e lhe tinha explicado que iamos fazer isto bem ate Dezembro mas que, se em Dez nao houvesse melhorias deixava de ir.

Quando saimos de la, eu estava mais uma vez a falar com ele sobre isto e sobre a importancia de saber pronunciar bem quando ele me diz que sim, que vai praticar. E porque? E' que eu quero ser actor. Queres ser actor? Sim. Mas nao e' nos filmes Portugueses, quero ser actor em Hollywood.

Ou seja, passamos de querer ser o Cristiano Ronaldo para querer ser o George Clooney...

No comments: