Thursday, October 30, 2014

O efeito placebo

Ele: É estranho, depois de fazer cocó não sei se limpei bem o rabo, parece que está assim, molhado...
Eu: Como assim, molhado??!!?
Ele  (pondo a mão por cima do rabo): Ah. Sim. Pois. Deve ser placebo. 

Primeiro, há que notar o nível básico das nossas conversas - sobre cócó, não mais. Segundo, há que notar o nível sofisticado das nossas conversas - sobre placebos.

A conversa inicial do efeito placebo foi tida há já uns tempos a propósito de um programa de rádio que gisto de ouvir e que dedicou um episódio a este tema. O M ouviu parte do episódio no carro, antes de adormecer no banco de trás. Depois, já não me lembro porquê, voltámos a falar disso e lá lhe expliquei melhor o que era e como o efeito placebo é muitas vezes mais eficaz que medicamentos. Usei um exemplo inventado mas ele, que está sempre on top of his game, disse-me logo, 'entãoaquele  medicamento que tu me deste no outro dia para fazer cócó era placebo?' E era mesmo! Lá sorri e disse que sim. 

O meu criaturinho às vezes é um bocado hipocondríaco, talvez venha a ser médico, e por isso estas coisas interessam-lhe. Por estas entenda-se o placebo, não o cócó. 

No comments: