Monday, October 27, 2014

Memórias

Ontem à noite fiz a cama de lavado. Pus os lençóis azuis, aqueles que vieram do Canadá e que foram comprados há anos infinitos. Comprei-os quando vivia com o F. em College St. Gostava tanto dessa casa que ficava por cima de um restaurante Português de nome Espanhol e onde mandava a sra. Maria e seu marido, o sr. Manuel. A sra. Maria que dizia ao F. que o restaurante ja estava fechado e nao podiam fazer nada, e que 5m depois estava a cozinhar aqueles bifes tal como eu gosto para eu levar para casa. "E racismo!" dizia o F. E talvez fosse mas eu nunca me queixei. A sra. Maria que, mais tarde muito mais tarde, me viu depois de eu estar 4 dias de cama com o rotavirus, aquele poe o pessoal nos cruzeiros todo a vomitar, e me disse sempre optimista e motivadora, "ai, A que podias ter morrido la para cima e ninguem sabia!!". Desses 4 dias lembro-me sobretudo da sensacao de sede. Uma sede tao infinita como um deserto. Não tenho saudades do F, não penso nele, nem vivo nostálgica pelos tempos passados. Pelo contrario, mantenho ordem na casa e o passado ai permanece. Mas ontem, ao pôr os lençóis na cama lembrei-me da música da Adriana Calcanhoto que diz qualquer coisa como "ainda tem o seu perfume pela casa... ainda tem o seu cheiro, dentro de um livro...". Esta foi uma das músicas da nossa separacao. É certamente significativo que eu não me lembre da música de nenhuma das minhas relações, ou seja da "nossa" música, mas que me lembre da da de duas separações ambas já muito antigas. A nostalgia de ontem e' uma saudade do Canada, do meu emprego, da minha vida antiga. Ontem pus os lençóis azuis na cama e recordei.

No comments: