Monday, October 13, 2014

Ida à Gulbenkian



Fomos à Gulbenkian e correu bem. Antes de entrarmos no auditório o M disse-me que ia comer um dos snacks que lhe levei e que guardava o outro para comer la’ dentro, expliquei-lhe que isso não era possível e que também não ia poder falar comigo. Esta ultima afirmação indignou-o! Respondeu-me que ele QUERIA falar comigo!! Mas correu optimamente bem. Não falou, não fez barulho, tossiu nas pausas, e ensinou, a quem quis ver, as 1001 maneiras de se sentar numa cadeira. Como não estava ninguém sentado ao nosso lado não houve problema nenhum. 


A primeira parte do concerto foi dura porque era de um compositor Russo (que nao conheco) e a peca principal chamava-se ‘dancas e cancoes da morte’. O nome diz muito. Era uma musica muito bélica da qual não gostei muito. Já a segunda parte era uma selecção de partes de “O Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky e foi lindo. Eu gostei mais que ele, sem duvida, mas ele também gostou e ate reconheceu algumas partes. Falei-lhe daquela enorme e maravilhosa janela de onde se ve o jardim da Gulbenkian e que, durante os concertos, parece um quadro-vivo que vai mudando lentamente; e do facto dos contra-baixos tocarem em notas diferentes; e das diferentes sensações que a musica cria em nós por exemplo, quando é mais lenta ou mais rápida. E ele ouviu e disse que já sabia tudo, mas ouviu.



Antes de entrarmos certifiquei-me que ele me ouvisse a dizer a uma serie de pessoas que tinha a certeza que ele se ia portar bem, porque ele se porta sempre bem. O positive reinforcement funciona muito bem com o meu crio.

Enfim, estamos aptos a voltar ate porque se o Mathias era, sem duvida, o espectador mais novo, eu própria me senti uma jovem, e convenhamos, já não há muitos sítios onde possa dizer/sentir isso!

No comments: