Friday, October 10, 2014

Concertos na Gulbenkian

Esta noite vou levar o meu filhote ao seu primeiro concerto - de música clássica, tenho de clarificar, porque o M é muito insistente em contabilizar aquele concerto dos Belle & Sebastien a que fomos no ano passado e no qual ele adormeceu após uns longos e inteiros 5 minutos. Não sei se ele vai aguentar o concerto inteiro, nem se vai gostar, mas isso é o menos importante. O mais importante é que ele tenha contacto com formas de expressão artísticas e musicais diferentes daquelas que dão no Panda Biggs ou na rádio Comercial. Digo isto com a plena consciência de que eu raramente ouço música em casa e de que costumo ter a rádio sintonizada na Comercial. Aliás, também por isto é importante para mim levá-lo à Gulbenkian.

Também com este intuito decidi que este ano vou levá-lo a um museu novo todos os meses. No Canadá íamos muitas vezes a museus - os museus são quentinhos e no Inverno não dá para andar na rua. Tanto era assim que quando chegámos a Lisboa o M perguntava-me, 'amã, a que museu é que vamos este fim de semana?' (Nas primeiras férias de Verão do M em Lisboa eu arranjei uma babysitter por 15 dias e fiz um programa para eles que incluía vários museus). Só que em Portugal há muitas coisas para fazer, tanto no Verão como no Inverno, e temos os fins de semana mais ocupados, passamos mais tempo ao ar livre, passamos mais tempo em casa de amigos. O resultado é que este acabou por ser um dos bons hábitos que fomos perdendo e que gostaria de recuperar. Em Setembro fomos ao CAM (a arte moderna é melhor para o meu crio do que a arte antiga porque tem muitas vezes uma vertente mais interactiva e ele gosta sempre das instalações), ainda não decidi onde iremos em Outubro.

Não pretendo que o M à tenra idade de 8 anos seja um pequeno intelectual ou um pequeno virtuoso. Mas tenho consciência de que estes são hábitos que se criam em novo. Mais tarde ele fará as suas escolhas, por hora vem comigo.

No comments: