Tuesday, October 21, 2014

Educação, ou 'preciso-de-uns-minutos-para-mim-e-tu-tens-que-descansar-senão-amanhã-estás-uma-peste'

O M tem uma maneira subtil e eficaz de me fazer sentir culpada em menos de 5 segundos. Esta manhã foi assim:

Ele: porque ontem à noite ia mostrar-te mas depois tu gristaste...
Eu: ias mostrar o quê? eu gritei??!!??
Ele: ia mostrar-te mas tu gritaste.
Eu: mas ias mostrar-me o quê?? e eu gritei??
Ele: sim, tu à noite gritas sempre...

E pronto. É suficiente. Passo de boa mãe a pior mãe do mundo (no meu escalão) em menos de nada. Mas, como já ando nisto há uns tempos, decido perceber de que forma estou a traumatizar a minha criança e também, se posso aprender e melhorar.

Eu: eu grito sempre à noite?? grito sempre à noite?? mas quando????
Ele: falas a gritar sempre quando eu já estou deitado e quero levantar-me

Ah, ok. Consigo viver com isto. Chama-se 'preciso-de-uns-minutos-para-mim-e-tu-tens-que-descansar-senão-amanhã-estás-uma-peste.' Acho que às vezes também dá pelo nome de 'educação.' (Mas mesmo assim vou prestar atencao aos décibeis).

(Nota: Nunca cheguei a saber o que é que ele me ia mostrar. Pelas últimas frases que ouvi, antes de desligar e começar a pensar se tinhamos tudo o que precisavamos antes de descer as escadas, acho que tinha algo a ver com um novo golpe de judo. Ou seja, muito indicado para quem já está na cama há 30m. Mas acho que o berro, se o houve, teve a ver com o facto de ontem a noite quando eu andava pela casa a arrumar sapatos, dobrar t-shirts, lavar a loiça, etc, ter ouvido alguém a dizer alto e bom som: "amã, olha o barulho! Há pessoas que estão a tentar dormir aqui!" seguido de risos)

No comments: