Wednesday, October 22, 2014

O lugar na sala de aula

O M mudou de lugar na sala de aula. Acontece frequentemente e ele nunca se queixou. Mas agora está sentado ao lado da MT e queixa-se, diz que ela fala muito, que lhe está sempre a dizer que não se pode fazer assim, que ele está a fazer mal as coisas e que vai dizer à professora. Ou seja, que não o deixa concentrar-se. Depois diz outras coisas, por exemplo, "além disso ela gosta de um dos meus amigos!!" Perguntei-lhe se queria que eu falasse com a professora e respondeu-me que sim. Parece um bocado de mãe galinha mas é muito anormal o meu filho pedir-me para falar com a sua  professora. Normalmente quando eu digo que vou falar à escola ele desfaz-se em desculpas e pedidos, que não, que não é nada, que está tudo bem, que não é preciso. Por outro lado, já tinha pensado ir falar à escola porque gosto sempre de dar lá um saltinho no 1o período. Chamam-lhe um 'marcar o ponto,' um mostrar que estou presente e que presto atenção. Isto é capaz de ser uma parvoíce minha, mas sendo professora acho que faz efeito - não só na escola como também no meu filho. (Sem ser chata, ou seja, não fico lá duas horas a discutir todos e quaisquer problema do meu filho, nem faço queixas, é mais um certificar-me que tudo corre sobre rodas ou fazer alguma questão pontual). E assim ontem lá falei com a professora. Ela disse-me aquilo que eu suspeitava, que colocou o M ao lado da MT porque ele é bom aluno, tem uma boa capacidade de concentração e sobretudo não dá troco a tontices. Mas mostrou-se preocupada por o M estar a ter dificuldades em gerir a situação, agradeceu e disse que ia resolver o assunto.

Esta manhã vimos a MT a sair do carro. Ele apontou-ma e eu disse, "ah, a do laço amarelo" ao que ele respondeu com um suspiro, "sim, vês..."


No comments: