Monday, May 25, 2015

O tempo é cultural

Se calhar há quem acredite que o tempo se mede por relógio, mas o tempo é um fabuloso exemplo de uma construção cultural. Senão vejamos: em Fevereiro ou Março deste ano as minhas amigas dos EUA começaram a discutir campos de férias para os seus crios. No fim de Março estava já tudo organizado e tratado. Por ca', no dia 18 de Maio fui ao Inatel pedir informações sobre os campos de férias deles. Ah, não, ainda não temos informação, diz-me a senhora que me atendeu, só no dia 19. Mas hoje não é dia 18? pergunto eu. É que dito daquela maneira qualquer um pensaria que o dia 19 estava a uma distância de pelo menos um mês. Voltei dia 21, ainda não tinham informação.

Ou seja, o dia tem 24 horas, o ano tem 12 meses, mas isso é só o início daquilo que e' o tempo. O resto é o que se faz com ele.

P.S - Embora tivesse uma má relação com o tempo Canadiano - que sempre me pareceu demasiado rígido e organizador, e por isso também limitador - dantes este este à vontade de cá seria suficiente para dar comigo em doida. Quatro anos volvidos, encolho os ombros, e regresso uma semana depois. 

No comments: