Tuesday, March 12, 2013

As notas do M

O M e muito bom aluno. Gosta de aprender e, tal como eu tinha previsto gosta muito da escola nova. O M e' do tipo de crianca que gosta de regras e de rotinas, gosta de saber o que vem a seguir, gosta de educacao formal e gosta muito que puxem por ele intelectualmente. Antigamente achava que ele ia ser engenheiro (o miudo comecou a montar os legos pequeninos quando tinha dois anos!) mas agora estou convencida que ele vai ser cientista. Interessa-lhe o mundo natural e as questoes basicas, fundamentais: como e que comecou o mundo? como e que funciona o sol? se as cores primarias nao sao uma combinacao de outras cores, como e' que sao feitas? e a lista continua. Tudo isto sao perguntas que fogem a minha especialidade e que, por isso, me levam a admitir a minha ignorancia e passar horas em frente ao ipad a aprender.

Tudo isto para dizer que, efectivamente, o M tem boas notas. Muito bons a tudo ou quase tudo. Menos na musica. Na musica tem dois suficientes. Ora eu nao me preocupo com notas. Ele tem muitos anos para stressar com a escola, e nao me parece produtivo comecar tao cedo. Alias eu nem sequer disse ao M que ele tinha tido notas nem o que estas sao. Mas gostava de perceber melhor o que se esta a passar na sala de aula. Estes dois 'sufs' sao em duas aulas da mesma professora, professora essa com quem o M embirra. Nao sei porque, ele provavelmente tambem nao, mas embirra, e isso fez com que eu tivesse ainda mais vontade de perceber o que se passa.

E marquei uma reuniao com a profa. encarregue da componente musical, a profa de coro do M. e foi muito interessante. Expliquei que nao estava interessada nas notas mas queria perceber qual seria o entrave e como podia ajudar. Disse-lhe que como ela ja teria percebido o M nao era muito afinado (houve uma altura em que o M era tao desafinado que dava vontade de rir) mas que ja tinha melhorado e adorava a aula dela. Ela riu-se e disse que nestes dois primeiros anos grande parte do trabalho musical que as criancas fazem e' de voz cantada e que o problema podia ser exactamente esse. Explicou que achava que a questao nao era de uma de afinacao (ou pelo menos nao so) mas sim que o M ainda nao tinha encontrado a voz dele. Que ele quando canta num tom mais grave nao desafina (tanto) mas que como as vozes das criancas tendem a ser mais agudas, ele a cantar nao reconhece as vozes dos outros. Explicou-me que quando ele for mais velho e os outros rapazes comecarem a mudar de voz vai ser muito mais facil para ele. Depois ela disse-me que de qualquer forma ser afinado nao e' tudo, disse que o M lhe parecia ser um menino muito racional e que a partir do 2o ano, quando comecarem a escrever musica isso o vai ajudar muito. Que a musica, tal como a matematica, tem regras e que acha que o M vai-se interessar por aprende-las. Tudo coisas em que eu nao tinha pensado ou que nao sabia, e que me pareceram muito interessantes. Quanto ao que eu posso fazer, explicou que nada. Eu tinha-lhe dito que passo o dia a cantar quando estou em casa e ela disse para eu continuar e, quando possivel, cantar em tons mais agudos para ele se acostumar. Cada vez estou mais contente por te-lo mudado de escola! E ja percebo porque e' que o M adora a aula de coro :)

E fica aqui mais um exemplo da forma suprema em que o M lida com o mundo. Como disse ele e' desafinado, ora no espectaculo do Natal havia algumas musicas, muito bonitas por sinal, cantadas em tons mais agudos. Eu aprendi algumas e comecei a cantar em casa. Como e' costume o M canta comigo, e desta vez deve ter percebido que nao estavamos a cantar da mesma maneira. Por isso depois de me ouvir diz-me, nao, estas a cantar mal, e' que esta musica nao e' para ser afinadinha!! Com uma auto-estima destas o mundo nao o pode deitar abaixo :)

[p.s- ha que dizer que as vezes esta forma de lidar com a vida e' irritante e isso, aliado ao facto de ele ainda ser crianca e teimoso, as vezes desespera-me. Tudo na vida do M tem uma causa, uma culpa, um culpado. E nada, nunca, e culpa ou responsabilidade dele.]

No comments: