Thursday, March 14, 2013

a suzana (1973 -- 2013/03/11)

fui ao velorio de uma colega da escola primaria na 2a feira. nao a via ha quase dois anos, e antes disso ha pelo menos 20. nao era uma amiga proxima, embora seja das poucas amigas da escola primaria de quem me lembro bem, e de quem sei que gostava. lembro-me bem da mae dela que me parecia o modelo de mae que eu queria ser - linda, super cool, e com uma familia feliz. a mae dela morreu de cancro quando a suzana tinha 11 anos.

quando reencontrei a suzana, ja depois do ciclo, ela usava as roupas da mae numa tentativa de nao a perder. hoje, como na altura, percebo porque faze-lo, mas aos 12 anos a falta de estilo e mais dificil de perdoar e e eu, confesso, era uma miuda mais preocupada com essas coisas do que gosto de admitir. ha mais detalhes do que o eu nao querer ser culpada por associacao - o meu tempo na escola primaria nao foi particularmente feliz ou memoravel, fui-me embora do pais pouco tempo depois, os nossos trajectos de vida levaram-nos por percursos diferentes, mas a verdade e que perdemos o contacto.

o cancro da suzana foi-lhe diagnosticado quando ela tinha 27 ou 28 aninhos e ja estava casada. foram anos de tratamentos e operacoes que nao lhe permitiram ter filhos e por fim a obrigaram a deixar de
trabalhar. e ainda assim ela sobreviveu numa luta de 12 anos.

voltamos a ter contacto porque a suzana era persistente e decidiu organizar um evento com toda a nossa sala da primaria. queria que todos escrevessemos um texto e eu, nao estando em portugal, resisti por inercia. mas ela nao desistiu e eu la o escrevi. nao sei onde andara. quando voltei para portugal estive com ela, celebramos juntas os meus 38 anos. e foi a ultima vez que a vi.

sai da igreja muito a toa. a melancolia faz parte destas coisas. ver um pai a chorar a morte da filha, um irmao a chorar a morte da irma,e a nossa propria perda, deve deixar-nos tristes e pensativos. o
caminho para casa foi dificil, guiar requer uma atencao que nem sempre e compativel com o estado de espirito. pensei naquilo que eu ja fiz, no que deixo para tras, e no que quero fazer. a resposta a
ultima e talvez a mais urgente dado o dilema portugal vs. canada.

a suzana morreu com 39 anos e com muitos mais amigos. eu tenho a sorte de ter sido uma delas.

suzaninha, um dia destes tomamos o nosso cafe. ate la.

No comments: