Sunday, January 31, 2010

Discoteca

A semana passada houve sessão de discoteca na escola do M. Por baixo da escola há um restaurante/bar e eles abriram-no especialmente para as criançinhas. O M estava todo contente mas, e tal como eu esperava quando lá chegou recusou-se a dançar e em vez disso atirou-se para o chão a chorar. Lá para o fim lá se levantou e tentou chamar a atenção do seu amigo A mas ficou-se por aí. As professoras contaram-me isto e asseguraram-me que não tinham insistido com ele, mas eu duvido.

De todos modos a solução não é fácil. O M nunca foi fã de actividades de grupo. A ideia de fazer qualquer coisa simplesmente porque toda a gente faz não é uma que agrade ao meu filho. E mais ainda se a situação estiver a ser "orquestrada" como é o caso das idas à discoteca ou das aulas de ginástica (outro motivo de choro cá em casa). Insistir faz com que ele resista ainda mais. Mas não insitir também o frustra porque a dada altura ele quer participar e não sabe como "dar a volta". Ás vezes também tenho a sensação que a reluctância dele tem a ver com pensar que não consegue fazer as coisas, com se sentir ficar intimidado, e por isso acho que é necessário insistir.

Em ambas coisas o M é parecido comigo. A ironia de ter filhos é esta de ver repetidas neles as nossas (re)acções. Talvez seja um motivo de esperança.

No comments: