Tuesday, December 16, 2008

Adenda ao prazer das excepcoes

As excepcoes so dao prazer quando sao isso mesmo... excepcoes. Mas o meu filhote tomou-lhe o gosto e agora TODAS as noites por volta das 10 da noite passa por uma fase de sono mais leve e, em vez de voltar a adormecer sozinho, acorda e desata a chamar por mim. Diz ele que ja nao tem sono e que quer ir para a cama da mama.

Eu ja devia saber que estas coisas dao sempre mau resultado. A minha experiencia com o meu ratinho e que quando ele ve que eu cedo ele aprende. Ora o dormir para mim e importante, muito importante, por isso ontem a noite fui ao quarto dele, disse-lhe que nao havia mais abebias (ou seja, sao horas de dormir, esta e a tua cama, a cama da mama e para a mama) e fui-me embora. Ele chorou (gritou para ser mais exacta, uma nova moda que me irrita de sobremaneira) e passados 10m adormeceu.

Cada um tem a sua filosofia e quando eu pus o "sleep training" em pratica (aos 8 mesitos e depois de duas semanas a dormir quase nada e ja em desespero de causa) custou-me MUITO. Ajudar o M a perceber que sabe adormecer sozinho (tanto ao deitar como durante a noite nos periodos de sono leve) foi complicado, mesmo complicado. Repetir a experiencia de ouvi-lo chorar 3 noites sem o tirar da cama partiu-me o coracao, mas fico contente por te-lo feito. E que aos 8 meses ele chora, mas agora ele grita 'mama, mama, eu quero a mama!' o que e ainda pior.

Quando tenho visitas (coisa rarar e nunca vista) fico sempre super orgulhosa do meu filho porque ele vai para a cama sem accessorios (mae, luzes, companhia, e afins) e eu posso fazer sala.

E agora vou dormir. E que tenho a certeza que daqui a umas horitas o meu filho vai acordar e eu vou ficar acordada a ouvi-lo resmungar.

No comments: