Sunday, September 21, 2014

A Tana fez 80 anos

Ontem fui á celebração dos 80 anos da minha melhor e mais querida professora, a Tana. Foi com ela que aprendi a ler e a gostar de livros. Mais importante ainda a gostar de aprender e ensinar. A Tana, e a sua Torre, são referências essenciais na minha vida não só por aquilo que me ensinaram. mas também por aquilo que me deixaram não aprender: foi na Torre que me permitiram pegar mal na caneta (hábito que mantenho), e que me deixaram ser teimosa e tomar decisões sozinha aos 9 anos (nunca cheguei a participar naquele folclore da 4a classe). Aquilo que sempre me impressionou na Tana, para além da sua voz que reconheço em qualquer lugar, é a força das suas convicções; a Tana não é apenas professora, mas alguém que ensina por gosto, com orgulho. Numa época em que as escolas eram sobretudo lugares de formatação e de indoutrinação, a Torre, fundada logo após o 25 de Abril, era um oásis de liberdade em que as crianças tinham direitos, vontades e opiniões. PARABÉNS, TANA!

E para aqueles que me perguntam de onde vem a minha veia de Esquerda, quantos se podem orgulhar de ouvir a pergunta, "tu foste preso quando?" numa festa da escola primária?




No comments: