Tuesday, July 17, 2007

Nicaragua (um resumo)

Cheguei na sexta das minhas optimas (e atribuladas) ferias na Nicaragua. A uma hora de casa o M ficou logo doente com duas otites. Passou uns dias bastante mal com muita febre e (suponho) com muitas dores. Fomos ao medico para descobrir que o pobre tinha 41 graus de febre, uma temperatura perigosa. Andou a levar injeccoes de antibiotico que muito o fizeram chorar, mas la melhorou. Em resumo, a primeira metade das ferias foram para esquecer, mas a segunda compensou tudo.

A reuniao de turma foi boa, sem mais. Depois de recordar os bons velhos tempos, nem sempre e facil dar o salto para o presente. Penso que a minha experiencia de vida tem sido tao diferente daquela dos meus conhecimentos do colegio que por vezes fiquei sem saber o que dizer. Mas gostei de rever toda a gente, de ver como as pessoas mudaram e de retomar amizades antigas. O facto de a festa ter sido patrocinada pelo 'Ron Flor de Cana' tambem ajudou a conversa :-)

A Nicaragua mudou muito. Managua esta irreconhecivel e tive uma sensacao estranha de ter vivido numa cidade que ja nao existe. Eu fui carregada com fraldas, dodots, etc, etc, etc e mal entrei no supermercado percebi que nao precisava de ter levado nada, tudo se pode comprar ali. Ficou-me a consolacao de todas as minhas amigas terem cometido o mesmo erro.

A Managua de hoje e uma cidade cidade, com muitos predios, muitas casas, muitas lojas e centros comerciais, com carros novos, estradas boas, e hipermercados. A Managua de antes tinha pouco de todos estes items. Fiquei com saudades da minha Managua. Por outro lado, acho que a nova Managua e uma cidade de algum modo mais habitavel, e nota-se a presenca de uma classe media que dantes nao parecia existir. No fundo senti-me como os ambientalistas que querem conservar a terra, preserva-la tal como esta, quando os locais a querem transformar de forma a poderem disfrutar dos confortos da vida "moderna".

Acho que vale a pena ir a Nicaragua. E um pais bonito, seguro e muito barato. Claro que tambem esta viagem teve o seu que de aventura. No ultimo dia perdi-me a caminho do aeroporto. Decidi fazer inversao de marcha num sitio onde nao era claro que tal fosse permitido. A policia parou-me imediamente. (Convem dizer que a policia esta em todos os lados e que nos
pararam 3 vezes durante a viagemos policias sao simpaticos e nao sao ameacadores, mas estao constantemente com ameacas de multa ). Eu ja tinha pensado parar para pedir ajuda ao policia, mas ele disse-me que me ia multar no montante de 800 cordobas (30 e tal euros). Eu disse-lhe que nao tinha tanto dinheiro e ele propos-se acompanharme ate ao multibanco que ate ficava em caminho do aeroporto. E la fomos. Resumindo e concluindo, dei-lhe 40 dolares ele nao me deu recibo (nem multa nenhuma) mas la me encaminhou na direccao do aeroporto. No meio de tudo isto o M ia sentado na sua cadeirinha "falando" alegremente ao telemovel.

E, last but not least, o M faz hoje 1 ano e meio! Parabens M!

1 comment:

Anonymous said...

Boa!