Friday, March 6, 2015

O admiravel mundo novo (e quem fica para tras)

Estou no cafe sentada ao computador e pergunto ao senhor se tem wi-fi. Sim, diz-me ele, e vai ver a password que apontada num papelinho junto a caixa. E dita-me: U... S... E... R. Eu vou ver, ele esta a ler o nome da rede (o username) em vez da password que esta escrita por baixo. E' bom nao nos esquecermos que neste mundo em que toda a gente esta sempre online ha pessoas que nao tem pouca ou nenhuma literacia digital.

Ha muitos, muitos, anos, no meu primeiro ano Natal no Canada, mandei postais de boas festas a todos os meus amigos. Fiz etiquetas com o meu nome e morada e, por baixo, pus o meu email. Estavamos no ano de 1998 e ja quase toda a gente usava a net. Passados uns tempos recebi um postal de volta da minha senhoria em Barcelona, a Dona Mercedes. Entretanto perdi-lhe o contacto mas a Dona Mercedes era uma senhora 'a moda antiga, com presenca, bem arranjada, gordinha e super querida. Ela foi nao so minha senhoria mas tambem vizinha. O predio era dela, um predio lindo, com uns apartamentos fabulosos. O meu tinha vista para o mar e para Montjuic. Nao sei o que ela fez em nova, mas a Dona Mercedes tinha uma boa vida na reforma. Foi a Dona Mercedes  que decidiu que me iam alugar o apartamento embora eu tenha pedido uma reducao substancial da renda, contra as objecoes do marido, porque eu lhe fazia lembrar a neta. Era ela tambem quem dizia, a quem tocava a campainha para mim, se eu estava ou nao em casa, funcionando como um intercomunicador humano. A Dona Mercedes sabia tudo o que fazia porque, como ela me disse, reconhecia os meus passos nas escadas. Pois a Dona Mercedes respondeu-me num Castelhano misturado com Catalao e no envelope colocou a minha morada completa, incluido o meu email. Ela nao sabia o que era uma direcao de email e achou que fazia parte do endereco.

Estas sao as pessoas que ficam para tras neste nosso admiravel mundo novo.

No comments: