Tuesday, February 3, 2015

Relatos de uma pneumonia

É 3a feira dia 27. O M anda cheio de tosse mas sem febre. Queixa-se de dores de barriga. Resolvo mantê-lo em casa porque o ano passado a pneumonia dele começou assim sem fazer crer que nada sério aí vinha. Telefono para a linha saúde 24, e realmente gosto deste serviço. Dizem -me que ele deve ser visto por um médico mas que não é urgente. Voltarão a ligar no dia seguinte. O dia passa-se sem febre, mas com muita tosse.

A noite é a loucura. O M acorda por volta das 23 e muda-se para a minha cama. Queixa-se entre resmungos de não conseguir dormir "por causa da varinha de sabugueiro". Sendo perita em Harry Potter sei que estamos a falar da varinha do Dumbledore. Levanto-me tantas vezes e estou tão cansada que a certa altura tenho medo de na próxima vez não conseguir acordar. Mas consigo. Dou-lhe o antipirético, troco-lhe a roupa que está molhada de suor, assouo-o, e ele diz que quer dormir comigo, "assim" e enrosca-se a mim e finalmente dorme. 

Quando acordamos percebo que na noite anterior ele teve um pico de febre tão alto que alucinou. Com o Harry Potter, claro. Ele fala como se fosse um sonho, e eu sinto-me (ir)responsável por não ter acordado para ajudá-lo. Ligo para a saúde 24, mando SMS ao pediatra e vou para SFX. Somos atendidos em menos de nada. O M é oscultado por dois aprendizes de feiticeiros (espera, de médicos) que dizem que ele tem X e Y - descubro, mais uma vez, que quando estou muito nervosa não oiço ou então não memorizo. Vem a médica chefe, esta sim era mesmo uma bruxa, e confirma diagnóstico - tem de fazer rx e aerossol. M diz que se sente mal, eu pergunto à médica se há algo que possa fazer por ele e ela responde, "não". Depois olha para mim como se me fosse bater por eu não ter obrigado a criança a comer o pequeno almoço e tenta ela obrigá-lo a beber um chá dizendo que "não importa que não gostes, tens de beber". Eu digo-lhe que só bebe se quiser, mas que coma as bolachas. RX feito, aerossol feito, e vamos falar com médica. Mais uma pneumonia. Explico que é a segunda em dois anos consecutivos e pergunto se posso ter cópia da radiografia. A bruxa diz que não. Receita -lhe azitromicina. 

Passam 4 dias. Ele nao volta a ter febre mas tambem nao esta bom. É Domingo e o antibiótico acaba hoje. Vou-lhe dar um beijo de manhã e ele queixa-se que o magoei na bochecha. Olho mas não vejo nada. Mais tarde reparo que tem a cara inchada. Tem o gânglio do pescoço tão inchado que fica com uma bochecha de esquilo. Começo a entrar em pânico: gânglios inchados são sinais de infecção e ele acaba de fazer 5 dias de antibiótico. E ainda tem pieira quando respira e tosse muito. Mas pelo menos não tem febre. À noite ele queixa-se que não se sente bem. Ponho-lhe o termómetro: 38.5. 38.5 depois de 5 dias de antibiótico!!! Ainda bem que já temos consulta de pediatra para amanha. 

A noite e' mal dormida. O M acorda, mais uma vez por volta das 23h, e translada-se para a minha cama. Mas desta feita desata a gemer a chamar por mim. Eu estou na sala a trabalhar mas desligo o computador e explico que vou so lavar os dentes. Ele fica na cama de bracos estendidos a dizer, "ama, eu quero-te a ti aqui". Quando chego a cama ele dorme mas agarra-se a mim.

2a às 14.30 falamos com pediatra (com quem mantive contacto durante estes dias). A pneumonia ainda não está curada, e ele tem também infecções no ouvido e nariz - isto está tudo ligado. O inchaço (tumefacao, e' o termo usado pelo medico) do gânglio deve vir dessas infecções. Saimos de lá com mais uma amoxicilina, regada a ventilan e atrofen. Falo como o medico sobre o meu medo destas pneumonias recorrentes, ele concorda e da-me uma requisição para fazer análises e outro RX ao peito para se fazer um estudo da situacao. 

Hoje é 3a e o M ainda me está a fazer febre. Febre baixa, mas febre. No ano passado ele esteve muito pior mas quando lhe dei o segundo antibiótico foi como se tivesse ligado um interruptor, passamos da noite para o dia. Desta vez não. Ele nao está tao prostrado como da ultima vez mas tambem nao se poe bom, está simplesmente molinho, febril, com pouco apetite. 

E já disse que 5a tenho uma entrevista de trabalho em Londres? Estou em pânico com a ideia de o M não estar bem e eu ir sair do país.

Vamos la a ver como passa o dia de hoje. Fingers crossed. 

No comments: