Monday, December 14, 2009

Ser escuro, ou como explicar o que é o racismo

Ah!
Ah quê?
Ah nada.
Ah nada quê?
Ah pareceu-me que aquela menina era a Niru mas afinal não era.
É, mas a Niru é mais preta.
Mais quê?
Mais escura.

Hoje a cena repetiu-se quando me estava a descrever o que fez na escola "nova" e quando eu perguntei se tinha feito isso com uma das professoras ele explicou-me que não que tinha sido com a professora mais escura. Eu ri-me e depois expliquei-lhe que é melhor não diferenciar ou categorizar pessoas de acordo com a cor da pele. Mas na verdade não sei bem que fazer porque por um lado a verdade é que uma das professoras é mais escura que a outra, mas por outro quero-lhe explicar o que é o racismo...

1 comment:

Joana said...

Mas é a verdade Aninhas, umas pessoas sao brancas e outrs escuras, não ha como dar a volta! Agora debaixo da pele somos tds iguais, tds temos sangue, ossos, orgaos tudo igualinho;)