Tuesday, April 21, 2009

Livros, Birras e Livros sobre Birras

O M tem bom feitio. Quase sempre. Mas quando nao tem, nao tem mesmo. A minha atitude perante as pequenas (ou grandes) birras dele costuma ser ignorar. Ignoro e (mais tarde ou mais cedo) passa. Mas a semana passada comecei a ler um livro sobre como falar com criancas, e o primeiro capitulo era sobre reconhecer as emocoes da crianca em vez de ignorar ou minimizar. Tenho andado a por estes ensinamentos em pratica com alguns (mas limitados) resultados. Ate hoje.

Hoje a noite o M decidiu nao cooperar, ou cooperar a maneira dele (lenta, e com muiiiiitas distracoes). Eu disse-lhe dez vezes que ja chegava mas sem resultados. E entao disse-lhe que dado o tarde da hora hoje nao havia historia. O berreiro, o drama, lagrimas, choros, gritos. Porque o meu filho tem uma versao de drama queen que nao sai a mim. Sai do quarto por uns instantes, voltei, sentei-me e peguei-lhe ao colo. Quando ele deixou de resistir e acalmou um pouco, embora ainda com choros e muitos "eu quero a rosamaria!!!", eu disse-lhe "eu sei que tu estas triste e decepcionado porque querias ler o livro da Rosamaria" e para meu espanto, meu enorme espanto, meu grandesissimo espanto, ele parou de chorar e disse que sim com a cabeca. E eu continuei, "mas ja e tarde porque tu nao querias por a fralda, nem o pijama, e agora ja nao pode ler o livro", uns olhinhos tristes, "mas se tu quiseres eu ponho o livro na tua cama e tu podes ler um bocadinho antes de adormecer."

E foi assim que ambos saimos desta situacao com uma pequena vitoria. E foi tambem assim que o M foi dormir com a Rosamaria (que por acaso se chama "rosamaria ema angela lynette isabel iris da Silva" porque ca em casa tudo se traduz) todo feliz e contente. E eu fiquei toda contente pela minha grande e pedagogica aprendizagem. E agora talvez va ler o segundo capitulo.

No comments: