Friday, July 10, 2015

SNS

Sou uma enorme fa do sistema nacional de saude. Sei que e' desporto queixarmo-nos de tudo o que e' portugues mas tendo passado por outros sistemas de saude publicos acho que o nosso esta muito acima da media. Tenho ido com o M ao Egas por causa das pneumonias dele. A medica, foi fabulosa conosco, consultas a horas, tudo bem explicado, etc. Chegou-se a conclusao que o problema dele nao deve ser alergico (ou pelo menos nao so) mas que tera uma componente infecciosa. Falou-se de ouvidos e ela fez uma marcacao para irmos ao otorrino.

A consulta foi marcada em pouquissimo tempo e esperamos cerca de uma hora, o que e' chato mas nao fica fora da normalidade medica. Entramos no consultorio e o medico, quase sem olhar para nos, mandou o M sentar-se num banco e a mim numa cadeira. Depois, e quase sem ouvir o que eu tinha para lhe dizer, foi observar o M. Disse que ele tinha uma amigdala infectada e que isso nao so dava mau halito como tambem era um foco de infeccao, e chamou-me para eu ver. Olhou para os ouvidos do crio, disse que ele estava com uma otite serosa, que as otites serosas nao tratadas passam a ser cronicas, e afirmou categoricamente que, "este miudo tem que ser operado as amigdalas, adenoides e ouvidos". Levantou-se, sentou-se ao computador e nao falou comigo, nem olhou sequer para mim. Depois de ter teclado umas coisas disse-me que o M tinha que fazer uns testes de audicao e umas analises de sangue. Eu expliquei que ele ja tinha feito aquelas analises e que as tinha feito no proprio Egas, mas ele nao quis saber. Deu-me a receita da medicacao, bufou quando lhe disse que o M nao podia tomar montelucaste, imprimiu outra, disse "pouca piscina e muita praia" e mandou-nos a nossa vida.

Se o M for operado eu quero que seja no publico sou daquelas pessoas da velha guarda que acha que os hospitais publicos sao melhores. Mas e' completamente inadmissivel que o medico nao tenha perdido 5 minutos do seu valioso tempo a explicar-me o porque do seu diagnostico, ou  a ouvir o que eu tinha para lhe explicar. Ate porque o M nos dois dias anteriores a consulta tinha passado umas horas na piscina e isso poderia explicar a otite. Obviamente, marquei uma consulta no privado com um otorrino espectacular que me explicou tudo e que me disse que na sua opiniao nao era necessario operar nada (talvez as amigdalas mas mais pela questao do mau halito).

Como os testes de audicao so estao marcados para fins de Outubro (e tem que ser feitos in-house embora haja uns meses de lista de espera) e a proxima consulta com o otorrino do Egas em Novembro vou por este assunto de parte por agora. 

No comments: