Wednesday, June 3, 2015

Xadrez

Durante 9 anos o pai do crio gozou comigo sempre que lhe disse que o M é um miúdo espectacular. Gozar do tipo de rir um pouco com ar de quem acha que eu sou uma mãe exagerada. Durante 9 anos o pai ligou pouco e não telefonou nos anos, Natais e afins. Depois o M foi passar uns dias ao Luxemburgo e ele lá percebeu que tenho razão. E mandou-me um email a dizer que o M é um miúdo muito inteligente e que seria bom usar o xadrez como instrumento para desenvolver essa inteligência. Ora eu não gosto de xadrez. E mais, as duas pessoas que conheço que são viciadas em xadrez não batem bem. Ou seja, tenho zero interesse em que o meu miúdo se transforme no próximo Kasparov. Ainda assim perguntei-lhe o que é que ele propunha. E foi assim que o M e o pai começaram a jogar xadrez aos Domingos à tarde. Nas primeiras semanas correu bem mas como era de esperar, especialmente depois de tantos anos, o Magora ele diz que não quer, que não lhe apetece falar com o pai. Eu tento convencê-lo, e até agora fui sempre bem sucedida. Mas eis que no Domingo passado percebi que o pai estava a jogar um jogo dele enquanto falava com o miúdo. Não há pachorra. 

No comments: