Wednesday, May 28, 2014

Voa, voa, voa - soltar o pássaro

Hoje ao jantar lembrei-me do pássaro que o M devolveu à liberdade quando tinha 4 aninhos. O pássaro era da sala dos 5 anos (o M estava na sala dos 3) e estava dentro de uma gaiola. Numa tarde quando fui buscar o meu filhote havia um grande alvoroço porque o pássaro tinha desaparecido; alguém tinha aberto a gaiola. No dia seguinte quando fui deixá-lo à escola a professora dos 5 anos estava muito séria e disse-me que os meninos dos 5 anos estavam muito zangados com o M porque achavam que tinha sido ele. Fiquei à rasca e disse que caso tivesse sido eu compraria um pássaro novvo. À tarde ela confirmou-me que sim, tinha sido o M. Mas ela não se tinha zangado com ele porque lhe perguntou porque é que ele o tinha feito e ele explicou-lhe, naquele misto de português e inglês que ele na altura falava, que o pássaro estava preso na gaiola e os animais não gostam de estar presos. Assim o pássaro ia ficar mais contente. Disse-me ela que depois da explicação dele, ela não estava zangada e já tinha falado com os meninos da sala dela. Não cheguei a comprar outro pássaro. 

Na altura, tal como hoje, achei esta explicacao tao bonita. E fiquei contente por saber que o meu filho sente empatia por putros seres vivos e que os protege se for caso disso.    

No comments: