Thursday, September 30, 2010

A Implantação da Républica (ou como eu perdi as minhas primeira eleições)

Esta manhã enquanto levava o M à escola lembrei-me que na terça são os 100 anos da implantação da Républica em Portugal e resolvi explicar-lhe.

O que é a Républica? Perguntou-me ele. E eu lá lhe expliquei que tem a ver com o sistema governativo do país e que antes da Républica havia uma monarquia em Portugal e que depois houve uma revolução para passarmos a ser uma Républica.

Mas os reis são maus? pergunta ele. Não, os reis não são maus mas os reis são reis porque nascem numa família real, e é por isso que passam a governantes. Numa Républica democrática nós podemos eleger através duma eleição quem nos governa. É por isso que é importante votar para expressar aquilo que tu queres, explico-lhe eu. Por exemplo, imagina que havia umas eleições e tu votavas na mamã, mas a maioria das pessoa votava na tia Bárbara, era ela quem ganhava. Porque numa democracia é preciso respeitar a vontade da maioria, concluo eu já lançada nesta explicação e orgulhosa por ter começado a incutir-lhe um pouco de sentido de responsabilidade sobre a importância do processo eleitoral.

E é então que oiço do banco detrás,

"Ah, mas eu prefiro votar na tia Bárbara!"

E foi assim que eu perdi as minhas primeiras eleições (mas ganhei um filho cheio de sentido de humor)

No comments: