Thursday, February 19, 2009

Auto-estima

O meu filhote tem uma grande auto-estima, nota-se que se sente bem na sua pele, mesmo aos 3 anos. E é muito generoso com o mundo que o rodeia. Dois exemplos:

Esta manhã iamos no carro, a caminho da escola, quando nos cruzamos com um limpa-neves. O M não podia deixar escapar tal oportunidade:

- Look, a snowplow!
- Sim, é um limpa neves.
- What is it doing? Why isn't it pushing?
- Ahhh...
- That's ok. It don't have to push, it can just watch...

Ele faz estes raciocinios, estas concessões, não só com o mundo mas também com ele próprio, ou seja, se não for desta vez será da proxima. E esta é uma das (muitas) razões pelas quais eu gosto da escola dele.

Segundo exemplo: Estamos à mesa a tomar o pequeno almoco e a falar sobre a visita que vamos fazer ao Jan, um amigo dele. Eu explico que vaos conhecer a casa do Jan, e a mamã e o irmão do Jan. O M só conhece o pai do Jan, que é quem o vai buscar sempre à escola e por isso diz:

- Jan doesn't have a mama
- tem sim, toda a gente tem uma mamã e um papá, respondo eu
- I don't have a dad, diz o M
E antes de eu poder responder,
- Yes I do, its Fa!

Confesso que me assustam as perguntas que o meu filho me vai fazer sobre mim e o pai. E por momentos pensei em como explicar isto a uma crianca de 3 anos... Foi um *grande* alivio verificar que o M consegue fazer algum sentido da situação sem se sentir mal com isso. Esperemos que continue assim.

No comments: