Wednesday, September 5, 2007

Eu ja digo... (actualizado)

Neste momento o M e um verdadeiro papagaio, ou seja, repete tudo o que lhe apetece. Por isso este e um exercicio dificil e um pouco futil. De qualquer forma aqui fica a ultima actualizacao das palavras e frases que o M diz consistentemente.


a go = here you go!
aguá = agua
ah wow!
oue done = all done
all right
Ana
apá = sapato
ba-ba = bye-bye (com um aceno de mao)
bam = bump (ou seja, um doi-doi. Quando o M bate em qualquer coisa diz 'bam', depois vem ter comigo mostra-me para a parte dorida e diz 'bam', eu dou-lhe um beijinho e ele diz 'ja ta' e vai-se embora; Ultimamente, da ele o beijinho a si proprio :-)
bebé
bou = ball, book, boat
bus = autocarro

cá = carro, car
cam = camião (às vezes, normalmente chama 'bus' aos camiões)
chão
cu-cu = ou na sua versao estrangeira, 'cou-cou'!
Caqui / Caim = Carrie
cão

done
door
downe = down

fly = mosca
faia = fire (uma das favoritas! aplicado a bombeiros ou qualquer tipo de carros com sirens e luzes..)
hi = ola

ja tá!
mamã, mãe, mommy (e outras variantes...)
mmmm = bom
mão
nham nham = bom, quero mais!
nao = normalmente, 'nao, nao' junto com um movimentos de cabeca

pá = pé, pato, peixe e pássaro (pá pá pá, com um dedo espetado)
papá = papa
pau

sasa = chucha
sai = bicycle, sorry
shim = sim
sisi = chichi

thank you (mas raramente!)
this
tou, te, tou = 1, 2, 3
uh-oh = estilo, 'atiirei isto para o chao de proposito mas agora digo uh-oh'
uh-uh = comboio (ultimamente diz tchu-tchu, ou seja, uh-uh à inglesa)
vamm = mota
yeah = sim
yellow

welcomee = you're welcome (normalmente usado como, 'ja nao quero, toma')

FRASES
si downe = sit down (foneticamente muito parecido com 'oue done'...)
want this = eu quero (ja!)
olh'ó cá/bus! = olha o carro/autocarro (com o dedinho espetado; quando vamos de carro ele quer que eu veja qualquer coisa)
it's a cá!
it's a bus!

é a mamã
é o cá = é o carro
é o bus = é o autocarro

1 comment:

Joana said...

Aninhas, o meu sobrinho é tao esperto! já fala duas linguas, ahahah!
Vi a mae helena e sobrinho rafael!
beijinhos!