Monday, May 13, 2013

As avaliações escolares

La na escola do M adoram avaliacoes. Os miudos andam sempre a fazer testes. Mas nao e preciso preocupar-me com isto, o M nem percebe que fez um teste e nunca me falou do topico. O M tem tido sempre as mesmas notas na parte academica - muito bom a tudo. Ja a parte mais criativa digamos, a musica, a expressao plastica e a ginastica sao outra historia. Ai as notas sao muitas vezes o "suficiente" e as vezes bom.

Eu nao costumo dizer nada ao M sobre isto. Ele, por defeito, acha que e"muito bom" a tudo e eu gosto que assim seja. Mas nesta ultima avaliacao havia uma pequena nota relativamente ao comportamento que me fez pensar. A nota dizia que todos os profs eram da opiniao que o comportamento do M e irregular e que ele por vezes tem dificuldade em aceitar chamadas de atencao. As vezes acho que la na escola querem que os meninos sejam animais amestrados, tipo musica no coracao, e isso nao me agrada mas ainda assim, esta nota, aliada ao que eu conheco dele e ao facto de a professora de desenho ter dito que quando ele gosta da actividade participa e ajuda os outros mas que, quando nao gosta se fecha em copas e nao coopera nem tenta, fez-me falar com ele.

Nao sabia bem o que dizer, tal como deve ter ficado claro o M nao reage bem a criticas, mas la comecei. Evitei o tema das notas mas expliquei que alguns professores tinham dito que ele precisava de tentar mais. Falei sobre o facto de haver sempre coisas que sao menos faceis para nós, mas que se tentarmos e nao desistirmos as vezes descobrimos que gostamos muito. Dei o meu exemplo: o andar de bicicleta, o ski. Disse que ninguem podia ser excelente a tudo, mas que tambem nao deviamos deixar de fazer as coisas que saem um pouco da nossa zona de conforto apenas por termos medi de nao sermos bons. Expliquei que tambem sou assim e que tenho vindo a aprender a mudar. Disse-lhe para tentar mais a musica, ginastica e desenho, porque ia gostar de certeza, porque comecar a fazer melhor é uma sensacao fabulosa. E dei-lhe exemplos dele proprio e das coisas que, com a pratoca, passaram a ser mais faceis e divertidas. A primeira reaccao do M foi dizer-me que ele nao era mau a tantas coisas! E eu contrapus que ele nao e mau a nada, e voltei atras e repeti. E ele diz-me: nao, tu nao percebes, eu nao gosto de pintar!

Bom, mas talvez a coisa melhore de agora em diante. Para ser sincera acho que ja melhorou muito. De qualquer forma vou falar com a professora ssta semana.

No entanto fica-me uma duvida: eu acho que o M é demasiado pequeno (1o ano) para lhe falar de notas. Por enquanto aquilo que me interessa e que ele goste de aprender (e que aprenda). Mas pergunto-me o que fazem os outros pais?

No comments: