Wednesday, February 20, 2013

A doença do Phineas

Eu: O Phineas (a tartaruga) não anda a comer, acho que está doente...
Ele: Temos que levá-lo ao pediatra??

Background story:

Esta é a nossa terceira tartaruga no espaço de um mês. O Ferb morreu às duas semanas e o primeiro Phineas durou pouco mais. Para não traumatizar a criança decidi comprar um segundo Phineas sem lhe contar que o outro tinha morrido. Disse-lhe que tinha pedido à babysitter para tomar conta dele e, quando regressámos de Londres, fui a uma loja e já está. Só que o primeiro Phineas era uma tartaruga cinzenta com uns desenhos na "barriga", e este é uma tartaruga verde com a barriga branquinha. Pensei que o M ia perceber logo o que se tinha passado, mas não. Ele chegou a casa olhou para ele e disse-me "amã, já reparaste que o Phineas está verde?" seguido de um, "e a barriga dele está branca!". E antes que eu pudesse inventar uma história concluiu, "ele deve ter mudado de carapaça", end of story.

Realmente as crianças são seres menos complicados do que nós. E digo isto porque ele sabe que as tartarugas não podem mudar de carapaça (fizemos um trabalho sobre as mesmas há apenas umas semanas). Tanto sabe que quando viu a babysitter lhe perguntou se o Phineas tinha morrido ou não. Mas, e ai está a parte interessante, embora saiba tudo isto, não deixa que a realidade dele se complique com "pequenos" detalhes da lógica. Tenho algo a aprender aqui...

No comments: