Friday, November 12, 2010

Aprender a ler

Pois é, o M está a aprender a ler. Sózinho. Tudo começou há uns tempos quando lhe dei um letreiro e ele me disse que dizia 'taxi'. Acertou mas eu não liguei muito, sei que ele reconhece letras e achei que ele tinha 'decorado' a palavra (que no fundo até é capaz de ser como as crianças aprendem a ler, mas não tenho a certeza).

E ontem estavamos numa sapataria a comprar umas botas para ele e ele estava a subir e descer cadeiras por isso pedi-lhe para ele me soletrar um cartaz que lá havia.
G-E-O-X.
Sim, Geox, e por baixo?
R-E-S-P... resp I-R-A
Resp! Fiquei boquiaberta, resp!

Hoje, já na Régua pôs-se a pintar de vermelho a forma onde dizia 'vermelho'. Porquê? Porque era o que diziam as letras.

Ele ainda não sabe ler, é claro. Mas tem 4 anos e está a aprender sózinho. E eu estou pasma e muito orgulhosa do meu monstrinho.

De pequenino se torce o pepino

Esta noite o M acordou às 3 e tal da matina. Resmungou que queria vir para a minha cama e eu deixei. Deitou-se muito pertinho de mim, pôs um braço à volta do meu pescoço e disse-me que hoje iamos dormir assim para ele não ficar com tantas saudades minhas (ele hoje foi para a Régua). Passados uns minutos virou-se para o lado e adormeceu.

E no dia seguinte? De manhã quando contei esta historia em publico, ele negou tudo! Que ele afinal tinha querido dormir assim por mim, para *eu* não ter tantas saudades dele! Um acto altruistico, nada a ver com as suas saudades, mas a pensar em mim.

Ah, tão pequenino e já um mestre na arte da negação. Já o estou a imaginar daqui a uns anos...

Viseus e as rotundas

O M esteve em Viseu. E havia muitas rotundas, até havia rotundas triangulares, mas a maioria tinha forma de camelo. Palavras do próprio.

Tuesday, November 2, 2010

O Mundo

- Amã, o meu mundo está estragado!
- A sério?
- Sim, alguém estragou-o!
- A sério filho? O meu também. O que é que aconteceu ao teu, poluição?



p.s - A minha mae ofereceu-lhe um globo :)