Saturday, November 30, 2019

Pedriatra de adolescentes

Ontem levei o M ao seu novo pediatra que se especializa em adolescentes. Na verdade, não levava o M ao médico há demasiado tenho e foi por isso que marquei. Primeiro falámos os três e passado um bocado o médico pediu para falar com o M a sós. E eu saí.

Quando estávamos a ir para o estacionamento perguntei-lhe se tinha corrido bem. Já no carro ele disse que o médico lhe tinha perguntado se a relação dele comigo era boa. Ao que ele respondeu que sim, que é boa e que ele até gostava que fosse pior e que nós falássemos menos (!!!). É por tudo isto que eu amo o meu filhote! :)




Monday, November 4, 2019

Política

O M anda interessado em política. É giro vê-lo com uma enorme curiosidade relativamente ao que se passa no mundo. No outro dia, vínhamos no carro e ele disse-me que tinha feito um teste para ver qual era o seu espectro político e que lhe tinha saído a democracia libertária. Eu disse-lhe que isso não! Porque os libertários não acreditam que o estado tem um papel social; que são liberais nos costumes mas que de resto são mauzinhos. E ele diz, liberal! Era isso que eu queria dizer, democracia liberal!!!

Depois abre o telemóvel e diz que afinal era social democrata. E eu digo, ah então isso é o PSD... e o pobre diz, "não, isso não!"  

A política tem destas coisas!

P.S- Acabámos por concordar no socialismo. 

Monday, September 30, 2019

Feminismo

É de domingo à tarde. Chegámos há poucos dias de férias e estamos mortos. Eu estou deitada em cima da cama e ele deita-se ao meu lado. Depois diz, tenho uma coisa para te de dizer, "estive a pensar e não sou feminista". 

Se alguém quiser saber de que é que se fala cá em casa, é disto. 

Tuesday, September 10, 2019

Rui Matias (????)

Estamos a ver o jogo e de repente eu digo, "Rui Matias! Há um Rui Matias!!". E ele responde, "É o Ruben Dias". Vou marcar otorrino. 



Friday, August 2, 2019

Regresso a casa

Depois de 3 1/2 semanas nos EUA, o M regressa a casa. O avião aterrou às 5.45 da manhã e quando chegámos a casa fomo-nos deitar. Do meu quarto oiço-o a deitar-se com um enorme suspiro. Depois diz, "conseguimos Ami".

Foi uma prova longa, difícil e complicada. O M passou-a (e ultrapassou-a!) como um campeão. O mérito é dele. Eu estou super orgulhosa. 

Papel de mãe

O M está nos EUA de férias. Falamos todos os dias e peço-lhe para me mandar uma foto dele. Ele manda. Eu respondo: troca de calções!!

É tão bom ver-me a preencher os estereótipos de mãe.

Monday, July 8, 2019

Férias com pai

O M vai de férias com o pai. São muitos dias, quase um mês, e a ideia é fazerem uma coast-to-coast-to-coast com o pai. Ora, o M sendo o M - o miúdo que acorda de manhã e quer saber os planos e depois de saber os planos quer detalhes sobre horas - quer saber o percurso, o que vão visitar, onde vão dormir, etc, etc, etc. 

Eu já estou habituada a isto, e tenho todo o tipo de respostas criativas na manga, embora por vezes diga apenas, "não sei, M!!!!!" Não sendo como o M, eu gosto de planear e por isso, nas coisas grandes consigo sempre ter resposta. Mas o pai dele é outra história: o pai do M não gosta de planos, e por isso não planeia. Daí a conversa deles de ontem ter sido deliciosa. (Só o facto de apenas ter acontecido ontem já é um indício). O M queria discutir plano se, percursos, dias. Mas o pai disse-lhe que era melhor não terem planos, irem vendo como corriam as coisas, que iam "play it by ear". O M estava em choque. Ridículo, é ridículo. Eu ri-me um bocado para fora (e dei gargalhadas para dentro).

Acho que vai ser uma boa experiência para o M. Vai ser contrariado numa coisa que é quase compulsiva nele. Vai obrigá-lo a sair da sua zona de conforto. Mas, depois disto, espero que o pai dele tenha a sensibilidade de perceber quando é que é demais para a criança; quando é que sair da zona de conforto deixa de ser pedagógico para passar a ser tortura. E isso é o que me preocupa. Fingers crossed. 


Partida, lagarta, fugida

O M foi hoje de férias para o pai. Vão ser 3 semanas e meia. Nunca estive tanto tempo sem o ver, e vice-versa. Ele passou os últimos dois dias agarrado a mim e eu passei os últimos dois dias a dar-lhe beijos. Tem a pele tão fofinha, o meu menino.  Ainda é tão bebé. Espero que não cresça demasiado nestas semanas...

Hoje acordou com saudades porque não me vai ver durante muito tempo. Mas, como é um querido, não me quis deixar preocupada e mandou-me mensagens já do avião a dizer, "não te preocupes q eu me vou divertir à grande! ❤️"

Eu espero que sim. Fico com o coração apertado ele voltar. 

Tuesday, June 4, 2019

Abalido

O M entrou no carro indignado. O teste de físicóquimica não correu muito bem. Havia um gráfico que não se conseguia ver bem e a professora de história, que estava a vigiar o teste, só deu a legenda para eles copiarem quase no fim do teste. E quando chegou a vez do M copiar, a professora, de repente, começou a gritar para ele se despachar. "Eu assustei-me e depois já não consegui recuperar a concentração. Fiquei muito abalido."

Eu, que tomei a decisão há uns tempos dr ouvir mais e apoiar mais, mantive-me séria e calada o tempo todo. Até ao abalido. O que eu me ri com o abalido!

Thursday, May 30, 2019

45 biqueira larga

Fomos ao ortopedista ver dos pés do M. Mandou-o tirar uma radiografia. Está tudo bem. Óptimo, digo eu. E será que o pé dele já parou de crescer? Não, diz o médico, ainda vai crescer mais. Já disse que o M está a calçar o 45???

Tuesday, May 21, 2019

Porta aberta

Esta manhã saí primeiro. Disse-lhe que esperava por ele no carro. Passados uns minutos ele veio ter comigo. Levei-o à escola. Fui ao supermercado. E, quando cheguei a casa, tinha a porta aberta, escancarada. Por momentos, temi o pior. Mas não, foi só o M que se esqueceu de a fechar!!! (Ainda bem que voltei a casa).

Homenagem?? Nahhhh

Estamos em casa do Z e da X a celebrar a vitória do Benfica com uns amigos deles. Quando nos sentamos para jantar, a X diz que eu fui homenageada recentemente como uma das 100 cientistas portuguesas. Toda a gente começa a dar-me os parabéns e, na hora perfeita, o M começa a bater palmas e todos se juntam a ele. Eu digo "obrigada", enquanto penso que o meu filho é um querido por bater palmas e que não é muito dele fazer estas coisas em público. O Z repete os meus pensamentos em voz alta, dizendo que ele é um querido a bater palmas à mãe. E o M apressa-se a explicar que não, que ele agora está numa fase em que bate palmas por tudo.

Monday, April 1, 2019

Desconforto

Eu: M, o que é que se passa? Estás a dar voltas na cama há meia hora. 
Ele: estou desconfortável.
Eu: mas sentes o quê? Estás com calor?
Ele: sinto desconforto.

(E era calor).

Wednesday, March 20, 2019

Magma e Lava

Num malfadado estudo de ciências...

Ele: ... sim porque a magma e o lava
Eu: Ahhhh?
Ele: o magma e o lava
Eu: what???
Ele: então? já disse a magma e o lava!



Friday, February 8, 2019

“Por tudo!”

Às vezes os miúdos vão connosco e loucos. Mas outras vezes dizem-nos coisas que nos deixam absolutamente felizes. Ontem à noite foi um desses dias. Estava eu na cozinha arrumar quando oiço o M a dizer qualquer coisa do quarto dele. Presto atenção e percebo que ele está a dizer, "obrigado amã." Obrigado porquê? respondo eu. "Obrigado por tudo!"

O meu filho é espectacular.