Thursday, December 22, 2016

Universidades

Domingo à tarde a minha mãe telefona para perguntar, "qual é o nome da universidade onde o M vai estudar física?" 

O M tem 10 anos. 

Wednesday, November 9, 2016

Sem palavras

Não costumo usar o blog para pensar sobre o mundo mas nesta manhã em que o Trump ganhou não posso deixar de o fazer. Pergunto-me - como aliás tenho feito desde que a UE decidiu que a democracia Grega não conta, que os refugiados não interessam, ou que a inacção é a melhor política; desde que a Hungria eregiu muros; desde que a Rússia anexou partes da Ucrânia, ou ajudou a bombardear um avião de civis; desde que a Polónia elegeu um governo de direita que sem pudores muda leis para servir os seus interesses; desde que (alguns) países do Norte afirmam publicamente que no Sul somos todos um bando de preguiçosos; e mais e mais - o que vai acontecer com a Europa e com o Mundo.

O Brexit, o Trump, o não da Grécia, o longo impasse governamental em Espanha, a Hungria, a Polónia, combinada com a falta de confiança no "sistema", nos media, na ciência e amplificada pela desinformação activa e constante e pela criação de realidades-personalizadas, deram azo a uma ausência de factos que possam ser usados como base de discussão e criação conjunta. 

Li, há tempos, um artigo que afirmava que antes das duas guerras mundiais até as elites intelectuais se desencantaram com a democracia. Se como Churchill disse, 'a democracia é o pior dos sistemas, excepto todos os outros' o que vem a seguir? É tanta a gente (de todas as classes e com todos os tipos de educação) que deixou de acreditar no poder da democracia, passando a acreditar apenas no voto de oposição, na mudança através do choque, na diferença pela superioridade, no nacionalismo pela alienação do Outro. Será que no princípio do século e nos anos 30 os cidadãos europeus (e do mundo) se apercebiam do mundo bélico e fascista para o qual se dirigiam? No dia em que Trump ganhou é importante fazer estas perguntas. 

Hoje é um dia triste para todos aqueles que apreciam o centro, a razão, o pragmatismo, e a democracia. Fica a esperança de que a União Europeia consiga responder a este desafio para que a história não se repita.

Saturday, October 22, 2016

Criar um ambientalista

Estamos sentados no sofá e está a começar o "Terminator 3". Vemos guerras, seguidas de uma guerra atómica, e depois há um senhor sentado numa ponte a beber uma cerveja. O senhor acaba a cerveja e atira a garrafa para o rio. Vemos a garrafa a cair dentro de água e que leito do rio está cheio de caveiras. E ele diz, "Porque é que ele fez isto? Espero que depois vá buscar a garrafa!"

Wednesday, October 19, 2016

Móveis para o quarto

Ele quer móveis novos no seu quarto. Diz que já não é bebé. Eu pergunto se ele quer vir ver móveis comigo. Ele pensa e diz que sim. Parece pouco mas é inédito! O M começa a ter preocupações estéticas.

Miúdas

Vou buscá-lo à escola. Ele caminha na minha direção quando passam por ele duas miúdas um pouco mais velhas que dizem o nome dele seguido de qualquer coisa que não percebi. O M passa por elas sem quase olhar mas faz o maior revirar de olhos do mundo. Estamos a entrar num mundo em que o sexo oposto existe. 

Tuesday, October 11, 2016

Não ser gordo (vestido)

O ciclo preparatório é complicado. São dois anos chatos: os miúdos já não são crianças pequenas mas por outro lado ainda o são; e  é também o primeiro embate real com a implacável e sempre presente pressão para ser igual aos outros num padrão de normalidade inatingível, e das dificuldades de  ser diferente. Já tinha visto isto com meu sobrinho e agora vejo no M. 

No outro dia ele explicou-me que não tinha posto desodorizante depois do treino. A razão: não queria que gozassem com o desodorizante dele. "Gozar com o desodorizante?" perguntei eu, "mas mandei-te o azul que é normal". Ele sabe que sim, que é o azul e que é normal mas no 5o ano tudo pode deixar de ser normalmente apenas num segundo. No 5o ano ele é um alvo andante para os miúdos mais velhos. Estar no quinto ano significa andar num limbo em que tudo é passível de ser problemático. Mas não acaba aqui. "Okay," diz ele, "mas também não pus desodorizante porque não queria que eles me chamassem gordo".  "Mas alguém te chama gordo?" pergunto eu. "Não. Mas isso é porque quando estou vestido não se nota".

E pronto. Para os mais desatentos aqui fica a nota. O M está no 5o ano e tem uns anos a penar pela frente.

(Des)conhecimento

Passamos em Belém, o M olha e diz, "hey, o que é que estão a fazer ao Padrão dos Desconhecimentos?!"

Wednesday, September 28, 2016

PDA

Diz o M que eu tenho de parar (tanto haveria para dizer sobre o quanto me irrita a coisa do 'pára!') de ser, digamos, mãe quando o vou buscar à escola. Diz que só lhe posso dizer um 'olá' rapidinho, evitando o contacto visual, e que só quando estivermos fora da escola, e depois de ele me fazer um sinal (um piscar de olho), é que posso começar a fazer as minhas perguntas do costume. Como é óbvio não vou fazer nada disto. 

Chatinho

Anda tão mas tão chatinho o meu filho....

Risco

Ele está na net a fazer qualquer coisa, já não me lembro o quê. Pede a minha ajuda e eu sinto-me a seu lado. O site pergunta o sexo do utilizador e ele pergunta prontamente (e antes de responder), "são pedófilos?"

Com o M há uma fina linha entre avisá-lo e ele internalizar o risco.

Monday, September 26, 2016

Honestidade

Fomos almoçar a casado irmão do R. À saída o cunhado dele diz ao M, "então M, quando é que vais voltar?". Resposta pronta do M, "quando a minha mãe me obrigar!".

Monday, September 19, 2016

Anglicismos

O M y sus amigos gostam de jogar minecraft  e afins. A sua linguagem reflecte este passatempo estando repleta de palavras novas como: búgar, légar, spawnear, ou  (estar) full dima. Ouvi-los a falar é ao mesmo tempo fascinante e horrorizante.

Saturday, September 17, 2016

Benjamin

As aulas começaram e para celebrar temos um novo Benjamim na família. É lindo, redondinho e com uns mega bigodes. 



O 1o dia de aulas

É oficial, tenho um crio no 5o ano!!!

Dia, almoço

Ele: não sei, não sei o que me apetece comer, escolhe tu. Hoje escolhes tu!

(Pausa de uns segundos)

Ele (mais baixinho): ao almoço...

Monday, August 29, 2016

Couves de Moscovo

Diz o M que ontem viu a imagem de uma couve de Moscovo mas muito maior. Está dito!

Friday, June 10, 2016

Lágrimas nos olhos

O M foi para o Algarve com amigos. Eu fui levá-lo e descemos todos à garagem para pôr as malas no carro. Depois dos beijos e abraços (só volto a vê-lo no dia 17) perguntei como sair da garagem e os pais do crio disseram-me para entrar no carro que eles me levavam até lá fora. Assim fiz. E claro, o M perguntou se eu também ia com eles. E, claro, eu respondi que sim. E estivemos nisto uns minutos, com todos os pais a dizer que eu ia, e os dois miúdos a dizer que não. E quando olho para o M ele tem lágrimas nos olhos. Repito, LÁGRIMAS NOS OLHOS por achar que eu ia!!!! Ora, uma pessoa toma conta de um criaturinho para isto???!!??? Fartei-me de rir! E ele lá foi para o sul com o seu amigo. E eu lá irei para mais uma viagem reconfortada pelo facto de saber que o miúdo está bem e contente.

Wednesday, June 8, 2016

Mal-entendidos

Estava eu na Suécia e o M resolveu fazer uma fita enquanto falávamos no skype. Ora essa fita culminou com ele a desligar o skype e comigo a ligar de volta declarando-me MUITO zangada. Desligámos e eu pus-me a trabalhar. E passados uns minutos começo a receber mensagens de desculpas dele. Como estava a trabalhar não respondi. E ele insistiu.  Depois tivemos esta troca de mensagens:



Uma das coisas que sempre me fez confusão na minha criança foi o facto de ele não saber ler nas entrelinhas, de precisar de confirmação irrevogável e sem espaço para dúvidas. No fundo de ele não perceber que "okay, beijinhos", significa "okay, estás desculpado". Houve uma altura em que isso me desesperava, às vezes ainda desespera, mas entretanto pergunto-me se não será a mesma coisa que faz com que o M funcione bem em ambientes com regras claras, que tenha dificuldade em adaptar-se a mudanças, etc. Às vezes pergunto-me se deveria ver se ele precisa de ajuda ou se isto é tudo "normal" (o facto de ter de usar a palavra normal aqui explica já o porquê das minhas renitências)

Discoteca

São 11 da noite e recebo esta mensagem da professora do meu filho que está na sua (1a) viagem de finalistas:

Monday, May 23, 2016

Trans-Europeia

E começa hoje a minha odisseia trans-Europeia que me vai levar a Lancaster, Suécia e Bruxelas. Primeira baixa? O M que já se declara doente com dores de costas. Coitado do meu pequenito.

Nerdices

Ontem eu e o M fizemos um jogo e conseguimos lembrar-nos do nome de 43 dos estados dos Estados Unidos. Nada mau!!

Wednesday, May 18, 2016

Q & A de Matemática

Teste de Matemática (revisão em casa). O teste pergunta, o M responde de forma sucinta, a mãe ri-se e completa.





Saturday, May 14, 2016

Dentes

Esta semana caíram-lhe 2 dentes. Tudo somado nas últimas 3 semanas caíram 5. O M está desdentado. Por sorte a dentista já tinha visto tudo e dito que isto ia acontecer. Quanto à fada dos dentes, deu 20€ e recusa-se a dar mais. Diz que com tanto dente a cair o seu valor está cada vez mais baixo.

Friday, May 13, 2016

Amor :: Castigos

Vamos no carro a falar. Eu digo, já não sei a propósito de quê, que sou certamente a pessoa que o ama mais no mundo inteiro. Ele fica em silêncio e depois diz, "okay, sim, mas também és a pessoa que me põe mais de castigo". O amor de mãe é assim.

Saturday, April 16, 2016

Abrajinhos

Ele: eu conto-te mas tens de me pagar
Eu: okay
Ele: Pagas?
Eu: Sim. Cinco.
Ele: mas não vale pagar em beijinhos
Eu: Okay
Ele: Nem abracinhos
Eu: Okay
Ele (pensa): Nem abrajinhos!
Eu: então não pago

Fui apanhada.

Eu, nos EUA; Ele, ocupado

Estou nos EUA. Não falo com ele desde 5a de manhã. Acordo no sábado e tenho uma mensagem dele no skype a dizer, "bonjour". E ligo-lhe. O skype toca e toca e ele não atende mas manda uma mensagem a dizer, "não posso" e, passo contínu,o muda o status para o sinal vermelho de proibido.

Ser mãe é tão bom!

Thursday, April 7, 2016

Forca

Jogamos à Forca. Ele escolhe uma palavra e diz que tem hífen. Espera, afinal não sabe se tem ou não. A palavra? Guarda-napo. 

Questões Eusébianas

Vamos no carro a falar sobre o dia. Na rádio fala-se de uma iniciativa do ministério da Educação que serve para as crianças perceberem o que significa ser refugiado e ter que por a cida toda numa mochila. Faz-se silêncio enquanto, penso eu, ambos imaginamos o que iaso é. E depois ele rompe o silêncio dizendo, "porque é que tu achas que o Eusébio jogou sempre no Santos??"


Friday, March 25, 2016

Melhor filho do Mundo!

Acordei esta manhã e ele trouxe-me um café com torradas e explicou-me que já tinha feito os tpc, praticado piano e ia agora buscar toalha para tomar banho e vestir-se. Viva o M!!!

Wednesday, March 9, 2016

As calças do M

Saio do duche, vou para o quarto, começo a vestir-me e, enquanto ponho as calças penso, "caraças, estou a ficar gorda!" Visto-me, olho para o espelho e reparo que pus as calças do M.

Estamos a ficar grandes, é o que é.

Sunday, February 28, 2016

Temos YouTuber!

A pressão era muita e acabei por dizer que sim. Temos um youtuber cá em casa. Um youtuber muito feliz e confiante. E uma mãe preocupada porque a internet está cheia de gente horrível que diz coisas inacreditáveis. Uma mãe preocupada porque a cada dia que passa é mais difícil assegurar-me que o mundo dele permanece um mundo bom e seguro. Deixá-los crescer também é isto. 

Friday, February 12, 2016

SPA

Estamos no spa. Ele mete-se na piscina e, boa criança que é, vai apertar todos os botões. O botão liga o jacto de água e ele vai a correr para lá, é empurrado por um jacto de água com tanta força que magoa, e vai-se embora dizendo, "isto é muito perigoso!.."

Festa dos 10!

Ele: mas eu matei-te bué
Eu: sim, mas eu a ti também 
Ele: sim, mas tu andavas atrás de mim...
Eu: eu?!!? Não!!! Tu é que andavas atrás de mim
Ele: não!!!
...
Fomos ao lasertag (e eu fiquei em 2o lugar na matança que se seguiu)

Tuesday, February 9, 2016

Fevereiro

Estamos em Fevereiro e por isso o M pergunta, "amã, é para pôr manga curta ou manga comprida?"

Friday, February 5, 2016

Carnaval

Diz-me ele de manhã com um ar confiante, "acho que estou mesmo parecido com um jedi!"  É carnaval. 

Cheiro

Estamos a ver um filme em que o homem diz à mulher que gosta de tudo nela: gosta do cabelo dela, gosta dos olhos dela, gosta dos lábios dela, gosta do cheiro dela. E nesse momento o M olha para mim e de olhos muito abertos e diz, "As pessoas têm cheiro???!!!!???" 

Sunday, January 31, 2016

O meu menino fez 10 anos!!!

Não há volta a dar-lhe, o M está crescido. Por sorte, continua a gostar muito de mimo e a dar uns maravilhosos abraços. E noutro dia escreveu-me um email fabuloso a agradecer-me ter ido escolher o computador com ele. Estamos a crescer.

O menino Jesus

Estamos sentados à mesa em casa de uns amigos.

Um amigo do M diz: A melhor escola é a do meu primo que anda no Colégio Menino Jesus...
E o M segreda-lhe, mas de forma audível: A minha mãe não acredita em deus...

Ao que eu me desato a rir e explico que não acredito em deus mas acredito no colégio menino jesus que, ao que parece, nem é católico.

Dá-se início a uma nova era... Email.

Eu: Jantar!! Pr'á mesa!!!!

Ele: Já vou! Estou só a ver o meu email!!!

Wednesday, January 20, 2016

Na escola

Ouvido na escola:

Crio - além disso tenho 6 frases para ler
Pai - 6 frases para ler?? Oh meu Deus!!