Sunday, December 21, 2008

Frio, muito frio

É cada vez mais provável que vá mudar de casa pela terceira vez num ano. Eu não gosto de mudar de casa, na verdade acho que simplesmente não gosto de mudanças. De nenhum tipo. E gosto da minha casa. Tem umas janelas de canto enormes por onde entra luz - coisa muito importante nestes países nórdicos, tem uma sala grande e espaçosa, um quarto bonito para o Mathias, uma arquitectura moderna, arejada e com traços limpos na qual eu me sinto bem e, a não esqueçer, tem duas casas de banho e uma delas é só minha.

Mas lá fora está muito frio, -12 C fora o factor vento, e no quarto do meu filhote estâo 16 C (com um aquecimento extra ligado o dia inteiro). No resto da casa as coisas estão um pouco melhor mas não muito. Eu já reclamei, acho mesmo que o faço dia sim dia não. Já expliquei ao porteiro, que insiste que a culpa é minha por nâo ter cortinas, que a lei obriga a que a casa esteja pelo menos a 21 graus mas não diz nada acerca de cortinados. Até pus insulação extra nas janelas. Mas nada parece ajudar. O porteiro veio cá hoje e trouxe mais uma vez o termómetro de infra-vermelhos com que costuma apontar para o tecto. Informou-me que estão 21 graus na sala, mas não estão. O calor sobe digo-lhe eu, é melhor apontar para baixo. Mas ele triunfante segue para o quarto do meu filhote. O meu termometro indica que estâo 17 graus, o dele lê 13. A conclusão, está mais que visto é que o termómetro está avariado. Talvez isso explique os 21 graus da sala penso eu.

Amanhã ele vem cá arranjar as frinchas por onde entra ar gelado. Eu vou dar-lhe até depois do Natal, e depois tomarei uma decisão. É que aqui os invernos são muito compridos e eu detesto ter frio ainda mais do que não gosto de mudanças.

No comments: