Saturday, October 22, 2016
Criar um ambientalista
Estamos sentados no sofá e está a começar o "Terminator 3". Vemos guerras, seguidas de uma guerra atómica, e depois há um senhor sentado numa ponte a beber uma cerveja. O senhor acaba a cerveja e atira a garrafa para o rio. Vemos a garrafa a cair dentro de água e que leito do rio está cheio de caveiras. E ele diz, "Porque é que ele fez isto? Espero que depois vá buscar a garrafa!"
Wednesday, October 19, 2016
Móveis para o quarto
Ele quer móveis novos no seu quarto. Diz que já não é bebé. Eu pergunto se ele quer vir ver móveis comigo. Ele pensa e diz que sim. Parece pouco mas é inédito! O M começa a ter preocupações estéticas.
Miúdas
Vou buscá-lo à escola. Ele caminha na minha direção quando passam por ele duas miúdas um pouco mais velhas que dizem o nome dele seguido de qualquer coisa que não percebi. O M passa por elas sem quase olhar mas faz o maior revirar de olhos do mundo. Estamos a entrar num mundo em que o sexo oposto existe.
Tuesday, October 11, 2016
Não ser gordo (vestido)
O ciclo preparatório é complicado. São dois anos chatos: os miúdos já não são crianças pequenas mas por outro lado ainda o são; e é também o primeiro embate real com a implacável e sempre presente pressão para ser igual aos outros num padrão de normalidade inatingível, e das dificuldades de ser diferente. Já tinha visto isto com meu sobrinho e agora vejo no M.
No outro dia ele explicou-me que não tinha posto desodorizante depois do treino. A razão: não queria que gozassem com o desodorizante dele. "Gozar com o desodorizante?" perguntei eu, "mas mandei-te o azul que é normal". Ele sabe que sim, que é o azul e que é normal mas no 5o ano tudo pode deixar de ser normalmente apenas num segundo. No 5o ano ele é um alvo andante para os miúdos mais velhos. Estar no quinto ano significa andar num limbo em que tudo é passível de ser problemático. Mas não acaba aqui. "Okay," diz ele, "mas também não pus desodorizante porque não queria que eles me chamassem gordo". "Mas alguém te chama gordo?" pergunto eu. "Não. Mas isso é porque quando estou vestido não se nota".
E pronto. Para os mais desatentos aqui fica a nota. O M está no 5o ano e tem uns anos a penar pela frente.
(Des)conhecimento
Passamos em Belém, o M olha e diz, "hey, o que é que estão a fazer ao Padrão dos Desconhecimentos?!"
Subscribe to:
Posts (Atom)