Thursday, July 25, 2013
chatinho
esta taoooo chatinho o meu filhote. Resmungao e desobediente. Anda com muito sono e muito farto de ir a escola. Esta a precisar de ferias. E eu tambem.
a bicicleta
E ao dia 21 de Julho o M aprendeu a andar de bicla. Ja anda bem, embora a dita seja pequena para ele e por vezes o faca andar aos 's'. E agora todas as tardes quer ir andar de bicicleta. Criei um monstro :) (mas vai ser tao bom quando pudermos ir passear os dois!)
A ironia
Fomos jantar a casa de uns amigos que tem dois filhotes pequenos. Quando um deles acabou de comer e quis levantar-se da mesa o M perguntou para onde e' que ele ia e a minha amiga M respondeu, vai ali brincar para o seu cantinho que esta sempre tao arrumadinho! E o M diz-lhe, estas a ser ironica?
Comboios
Sou eu o de repente os comboios transformaram-se num meio de transporte super perigoso? Quebec, Franca e agora a Galiza...
Em quinto lugar na BTT!!
Quinto lugar na maratona de BTT de Bucelas!!! E' bom, nao e'?? Pois, mas so' eramos sete :)
Fui a casa de banho
Esta e' uma conversa telefonica do M com um amigo meu:
Queres vir andar de bicicleta connosco?
Sim, claro. Ja estas em casa?
Sim! diz o M solicito. Ja era para ter ligado antes mas fui a casa de banho fazer xixi
E trazes a tua bicicleta?
Eu nao tenho bicicleta
E quando e' que vais comprar uma? Nao tens dinheiro, e'?
Queres vir andar de bicicleta connosco?
Sim, claro. Ja estas em casa?
Sim! diz o M solicito. Ja era para ter ligado antes mas fui a casa de banho fazer xixi
E trazes a tua bicicleta?
Eu nao tenho bicicleta
E quando e' que vais comprar uma? Nao tens dinheiro, e'?
Monday, July 15, 2013
Dia 15
A data que dei a mim mesma para tomar uma decisão. E ainda nada excepto o medo de decidir mal. As saudades de lá e de cá. Está explicada a dor de cabeça com que acordei hoje.
Friday, July 12, 2013
Fim do 1o ano
O primeiro ano acabou. E o meu filharote teve "muito bom parabéns" (um grau acima do muito bom) nas cadeiras de "pensamento lógico" ou seja, portugues, matematica e ingles.
Nao muito surpreendentemente teve"suf" a coro e movimento, mas "bom" a violino. Penso que isto se prende com o gosto pela professora e vice-versa que, regra geral, estas coisas sao correspondidas; e também ao facto do M ter alguns problemas de coordenação ou expressão motora. Dai também o "suf" a ginástica. Confesso que nao percebo bem esta ultima questao. Desde muito pequeno que o M é um miudo muito fisico, e sempre foi muito dextro (ainda nao tinha dois anos e ja, com os seus pequeninos dedinhos montava o lego pequenino), mas quando o vejo a fazer as coreografias da saula de aula sei que ha ali uma questao qualquer.
Bom, nao estou muito preocupada com isto. Ou melhor nao estou preocupada de todo. É mais uma questao para tomar atencão.
E agora vou ter que lhe dar uma prenda de fim de ano lectivo. Tudo porque a minha mae comprou uma ao meu sobrinho mas disse ao M que nao lhe dava uma. No comments.
Novas palavras
E numa semana em que o significado de irrevogável se tornou revogável aqui ficam os contributos do meu filho para a riqueza da língua:
- Ele tem "mau em perder"
- Eu não estou de "mau amor"
- Eu chamei-lhe mas ele não veio
- Estava no esconderijo segreto
Wednesday, July 10, 2013
To stay or to go, that is the question
Ontem perguntei ao meu filho o que e' que ele achava de voltarmos para o Canada. Ele fez o que faz quando nao quer abordar um tema. Ficou uns momentos em silencio e depois falou de outra coisa. Insisti. E ele respondeu que nao gostava, "porque agora ja tenho muitos mais amigos aqui".
Eu percebo, sao 7 aninhos de vida e a essa idade sao estas as coisas importantes. Faz sentido. Mas pergunto-me se lhe estarei a tirar oportunidades ao ficarmos ca. E sei que, profissionalmente falando, o estou a fazer para mim.
Ando preocupada com isto. Nao sei que fazer.
Eu percebo, sao 7 aninhos de vida e a essa idade sao estas as coisas importantes. Faz sentido. Mas pergunto-me se lhe estarei a tirar oportunidades ao ficarmos ca. E sei que, profissionalmente falando, o estou a fazer para mim.
Ando preocupada com isto. Nao sei que fazer.
As pontes do tsunami
O M anda já há muito tempo fascinado com o tema do tsunami (e terramoto) de 1755. O típico comportamento infantil de algo que o assusta tanto que ele não consegue deixar de querer saber mais, o fascinio do medo. E claro, quando vai ao Lisbon Story ou ao padrão dos Descobrimentos; então aí sou inundada por um verdadeiro tsunami de perguntas. Há uns dias estavamos na cozinha a falar sobre o terramoto. E eu expliquei que depois do terramoto havia muitos incêndios em Lisboa e que muita gente tinha fugido para ao pé do rio para estar a salvo. Só que depois veio o tsunami. Ele pensou um pouco, e depois disse-me,
<<eles deviam era ter atravessado o rio para o outro lado pela ponte 25 de Abril ou pela Vasco da Gama. Ah, não, tinha que ser na Vasco da Gama porque a outra é mais recente>>
E lá lhe expliquei que nessa altura não havia pontes desta envergadura.
Friday, July 5, 2013
O nacionalismo aprende-se
O M foi ontem à Lisbon Story. Quando o fui buscar à escola disse-me excitado, amã, não é verdade que os Portugueses foram muito mais espertos que os Espanhóis quando fizeram o mapa?? E quando chegámos a casa esteve a fazer um mapa de um Tratado de Tordesilhas...
Isto vindo de uma criança que aos 3 anos dizia que era Espanhola, e até há bem pouco tempo negava ser Portuguesa porque é da América dos Estados Unidis. Para quem têm dúvidas do poder indoutrinário da Nação (e da educação).
Mas o M também aprendeu outra coisas úteis: sobre um rei (D. Carlos) que foi assassinado mais o seu filho (D. Luis Filipe); sobre as pulgas que uns quaisquer reis apanharam no caminho para o Brasil (?????); sobre o terramoto de 1755, etc e tal.
A mãe de D. Carlos
Eu: e como se chamava a mãe de D. Carlos?
Ele: Dona Pia?????
A bem da verdade convém dizer que no dia anterior tinhamos falado e lido sobre isto e ele sabia que era a dona maria pia. :)
Geografia
Eu: então e onde era o Lisbon Story??
Ele: era ao pé daquela rua, sabes? Não me lembro do nome mas nós já estivemos lá, lembras-te?
Eu: daquela rua??? Ah, sim. Mas que rua?
Ele: aquela que tem um bar aqui (faz gesto com mãos)
Eu: um bar?
Ele: sim. E uma estátua.
Eu: ah, já sei, o terreiro do paço! Via-se o rio?
Ele: sim.
E acertei.
Monday, July 1, 2013
O duche
M entra no duche
(2m)
Amã!!! Amã!!! Qual é o subonete??? Ajudas-me?
Eu digo qual é mas não me aproximo.
(5m)
Amã, eu estou muito sujo!! Mesmo muito!! Queres ver?
Sim, amor! Não é preciso! Digo eu
(5m)
Amã!! Amã!!! Vem ver!! Fiz espuma!!
Sim amor, a amã ja vai. E continuo a fazer o que estou a fazer
(5m)
Amã!! Acho que já está, estou muito cansado e já me doem as costas e há muita espuma. Posso sair?
Claro que sim amor.
Aproximo-me finalmente, abro a porta do duche e ele esta sentado no chão, resmungando que ainda está sujo e rodeado por uma imensidão de espuma. Usou todo o frasco de gel de banho!!! Ele bem me chamou umas quantas vezes!!!
Subscribe to:
Posts (Atom)