Monday, April 29, 2013

a visita da I

A visita da nossa prima I, uma das nossas mais melhores amigas, foi perfeitica. O M tinha grandes planos, alias andava ha semanas a sonhar com isso e ja tinha libertado toda a sua agenda. Cada convite que recebeu para este fim de semana (e foram muitos!) foi avaliado com um: ah, nao, nao vou porque esta ca a I e eu quero brincar com ela. A I esteve ca muitos dias, mas foram tantos poucos e nos gostavamos que ela tivesse ficado mais. O M trocou-me logo e decidiu que entre dormir comigo ou com ela a escolha era tao facil que nem era uma escolha :) Fizemos uma festa de beijinhos, fomos a praia, jogaram a bola, trocaram abracos e beijinhos. Ah, e claro, fizemos muitas lutas de nerfs (alias tive um pesadelo com isso hoje, mas isso e outra historia)

E depois chegou o Domingo, o dia da partida. A noite, estava o M a comer tortellini com carne a bolonhesa (um favorito) e disse-me com um ar tristonho que para o jantar ser perfeito so faltava uma
coisa... eu adivinhei logo: a I. Depois perguntou-me se sabia qual tinha sido o pior dos dias em que estivemos com a I? (As criancas tem uma necessidade quase fisiologica de hierarchizar tudo o que existe no mundo). Disse que nao sabia e ele explicou, foi hoje porque hoje foi o dia em que a I se foi embora. Eu disse que a I tambem tinha ficado triste e que eu tambem. Pois, mas quando fomos levar a I ao aeroporto ela parecia assim... animada... mas nao sei porque... (!!). Expliquei que provavelmente era para disfarcar e para nos nao nos sentirmos tristes, mas ele especulou que talvez a I tivesse saudades dos seus amigos. Eu disse-lhe que tinha a certeza que nao havia nenhum amigo do qual a I tivesse mais saudades do que dele. O meu filhote ficou contente.

Por isso, I volta, nos queremos-te ca!

Tuesday, April 23, 2013

I'm OK, you're OK

Amã, quando eu estou contente, tu estás contente. E quando eu estou triste, tu estás triste.

Sim, filhote.

Pois, tu já me tinhas dito muitas vezes. Mas ás vezes tu estás zangada e eu estou triste...


Fico muito orgulhosa do meu bichinho quando ele consegue reconhecer e exprimir os seus sentimentos. É uma capacidade tão importamte!

Thursday, April 18, 2013

O homem perfeito

Estou a criar o homem perfeito. Já aqui falei da vez em que o M ao entrar no carro olhou para mim e reparou imediatamente que eu tinha uma mala nova. Desta vez fomos as compras. Experimentei uns quantos pares de calças e ele opinou, sem eu lhe dizer nada, essas ficam bem na parte de trás mas não na parte da frente. E ontem, quando lhe mostrei um bikini que comprei, abriu-se num sorriso, fez-me um thumbs up com a mão e disse, fica mesmo muito giro!!!

Brincar no chão

Hoje acordamos cedo e fizemos a manhã nas calmas. Quando dei por ele o M estava deitado no chão a fazer corridas com os seus carros. Gosto tanto de o ver deitado no chão a falar com os seus brinquedos!

Mais vale alimentar um burro a pão de ló

Nos dias que correm o pequeno-almoço do M é feito de: 4 torradas de pão de forma, 1 ou 2 iogurtes, e um copo de leite. Mas hoje, porque tinha ficado com um ratinho no estomâgo ainda veio comer parte da minha torrada :) Depois anunciou, hoje vair ser um bocadinho difícil comer o lanchinho da manhã. Ah, mas se calhar não, logo vemos.

O meu filhote

O meu filhote anda muito contente. Sorrisos, abraços e beijinhos. E eu contente ando. Nestas fases o nosso contentamento é um circulo vicioso (o contrario tambem é verdade) e eu apercebo-me de como é boa a companhia do meu filhote. (Muitas vezes acho que para atingir este estado zen é necessario eu ter espaço para mim, como o foi o fds em troia). E o meu filhote, que é um ser sensivel, também se apercebe desta fase zen. Ontem a noite disse-me, Amã, quando eu estou contente tu também estás contente, não é? E quando eu estou triste tu também estás triste. Tu já me disseste isto muitas vezes. Mas, às vezes tu estás zangada e eu estou triste.

Fico sempre muito orgulhosa com o facto de (a) ele ouvir o que eu lhe digo, (b) ser capaz de expressar o que lhe vai na alma tão bem, e (c) com os seus pequenos ensinamentos. Gosto muito deste meu bichinho!

Cuspo

Estamos numa loja. Olho para o M e vejo-o concentrasissimo a fazer uma bola de cuspo seguida de um golpe de braços karateca. Desato-me a rir e depois digo-lhe, o que é que estas a fazer?!? nao se atira cuspo para o chao!!! E ele responde, estou a tentar dar um murro no meu cuspo!

(E aqui fica um importante e orgulhoso update do próprio, ele consegui-o acertar!)

Friday, April 12, 2013

as certezas do M

O M tem uma habilidade fabulosa para construir frases e palavras diferentes. Ja aqui falei do perfeitico (perfeito e fantastico), do tanto pouco (estilo, e' que havia tantas poucas pessoas), e do cobertar (tapa-lo com o cobertor). Ha mais e ha tambem algumas lindas- tipo lambidar e piscking - que ele ja nao usa.

Mas a ultima, e que esta muito na moda la em casa, e o "eu tenho a certeza! A serio! So que nao sei...", estilo, "eu tenho a certeza que hoje vai chover, so que nao sei bem se vai. Mas tenho a certeza!". Se eu tento clarificar a posicao dele perguntando se ele tem a certeza ou se nao sabe, ele nao se embaraca e continua firme na retorica do "tenho a certeza mas nao sei".

O meu filho M tem certamente lugar no governo do Passos Coelho.

chantagem psicologica

O M anda sempre em cima de mim. Se eu me sento num sofa e ele esta sentado noutro, ele levanta-se e vem para o meu lado certificando-se de que ha uma parte do seu corpo a tocar no meu. Sempre foi assim. Mas agora anda ainda mais lapa. Agora mal acaba de comer levanta-se e pespega-se ao meu lado ate eu lhe dar colo, e agarra-me quando vou a andar no corredor. Eu gosto muito. Quase sempre. As vezes e demais, fico claustrofobica. Tudo isto para dizer que no outro dia estava eu de cocoras no chao a olhar para o computador e o M veio sentar-se a meu lado. Comecei logo a dizer-lhe para nao se por em cima de mim. Mas, obviamente, nao resultou e por isso insisti. Passado pouco tempo
ja nao conseguia ver o ecra e disse-lhe mais veementemente para nao estar sempre em cima de mim! E ele, ja um perito na chantagem psicologica respondeu afastando-se, "esta bem, se ja nao gostas de mim..."

E bonito, e!

Wednesday, April 10, 2013

mais um indice de crescimento

Compramos sapatos no fds. O M calca o 35. Em Setembro calcava o 33.  Ah, e tem 7 anos. Fica registado.

chegadinha de Londres

A minha recepcao de ontem, 'a chegada de Londres, foi optima. O M supostamente ja estava a dormir mas mal a babysitter saiu veio ter comigo a cozinha, e depois de se certificar que eu nao o mandava logo para a cama, saltou para o meu colo e deu-me beijos e abracos.

Foi tao bom! E tao diferente das vezes em que me costuma ignorar durante uns dias para me fazer penar por te-lo deixado sozinho.

Friday, April 5, 2013

nerdices

a ideia do meu filho do programa ideal para sexta feira a noite: ver um DVD de aprender a jogar xadrez enquanto jogamos um jogo de xadrez. Este miudo e' mais crominho do que eu!

zangado, muito zangado, e??? nada

Ontem quando fui buscar o M ao futebol foi assim:

Eu: M, estas todo molhado!
Ele, de sobrolho franzido e ar zangado: Pois, foi o nao sei quantos que me empurrou! E eu cai e fiquei todo molhado!
Eu: Empurrou-te? Que chatice...
Ele, num tom cada vez mais zangado: Ate tenho as cuecas molhadas!!!
Eu: E porque e' que ele fez isso?
Ele, zangadissimo: Nao sei! Foi quando estavamos parados! E o professor nem viu!!
Eu: Oh, e entao, o que e' que tu fizeste?
Ele, num tom de voz absolutamente normal: Nada

Quem sao as percentagens?

Sabes, estive a ver e tu estas mesmo grande!! Deve ser por ires para
a cama cedo e dormires muito [ha que puxar a brasa a nossa sardinha].
Tens crescido tanto! Depois do medico fui ver na internet e tu estas
no percentil 97 em altura!

O que e' que isso significa?

Significa que em 100 meninos so ha' 3 que sao mais altos que tu!

E quem e' que eles sao???

Thursday, April 4, 2013

consulta dos 7 anos

Ontem fomos ao medico `a consulta dos 7 anos. Aqui ficam dois numeros e respectivas estatisticas:

Altura: 132 cm (mais 10 do que no ano passado), ou seja, percentil 98

Peso: 30kg (mais 2.5 do que no ano passado), ou seja, percentil 92

De resto tinha um ouvido um bocadito encarnado, e e' preciso ter atencao a postura.

Em suma, esta enorme e recomenda-se!

Wednesday, April 3, 2013

Os Nossos Votos de Boas Festas (autoria do Mathias)

A todos um Bom Natal

Tlim Tlim Tlim Tocam os Sinos

Jingle Bells

E ja agora as boas noites!

[Sei que estamos em Marco, ou seja, muito fora da epoca Natalicia. O que nao sei e' porque e' que estes posts ficaram em draft em vez de serem publicados. Os ultimos 3 posts sao todos antigos, nao sei bem de quando...]

Expressões Portuguesas

Desde que chegámos a Lisboa que o M está cada vez mais Português nos seus maneirismos e cada dia chega a casa com uma expressão nova. Outro dia foi o "à pois é!" e qualquer pregunta que lhe fosse feita era retornada com um "à pois é" qual programa do Bruno Nogueira (e não sei bem o porquê desta associação mas ela existe).

Ontem passámos ao "ena pá!" (embora eu tenha vetado logo a parte do "pá"), e tivemos a seguinte conversa:

- Amã, tu já viste um filme de uma arca?
- Uma arca?
- Sim, um video de uma arca a matar o tratador
E quando eu finalmente percebo e me preparo para responder ele diz-me,
- Ena pá!

as criancinhas dos outros

Sempre gostei de crianças e, até mais ver o contrário também é verdade. Em tempos longinquos podia passar horas a admirar sorrisos, a brincar com os putos, a falar sobre os ditos cujos. Não me chateava o barulho, as birras ou os choros. Pelo contrário, tinha pena, empatia, vontade de ajudar. Isso era dantes, naquele periodo famoso que dá pelo nome de "antes do M". Agora tenho pouca paciencia, fico rapidamente farta, e penso que se o meu se está a portar bem porque é que tenho que ouvir os choros de outros?! Em vez disso quero adultos, conversas sérias e jantares silenciosos. Continuo a gostar, e muito, de crianças mas não é o mesmo, e pergunto-me porque é que as criancinhas dos outros não são todas como a minha.

gostar da cara dele

Ha 15 dias:

Ama, tu gostas da tua cara?
Sim, gosto. Porque?
Porque eu nao gosto da minha.
Nao gostas da tua??!! Mas como se e linda! Eu gosto muito da tua!
Nao gosto. Acho que nao estou habituado. [!!!]

Ontem:

M lava os dentes que estas ha 5 minutos a olhar para ti proprio para o espelho. Va la!!! Toca a despachar que vamos chegar atrasados! Um dia has-de me explicar porque e que passas sempre tanto tempo a olhar para ti proprio ao espelho! E tantas poses que fazes! Sim, ainda por cima dizes tu que nao gostas da tua cara, imagina que gostavas!

Ah, agora ja gosto!

Assunto resolvido.

[Mas uma coisa e certa este miudo nao pode ver um espelho sem fazer uma qualquer posse. De manha e a noite - enquanto lavamos os dentes - e sempre um verdadeiro show]

a procrastinacao infantil

Os adultos fazem como eu. Sao 9.30 da manha e, em vez de estar a trabalhar estou a escrever emails. As criancas, ou pelo menos o meu, especializam-se na arte da 'protelacao', ao estilo 'ja vou', 'ja vai', 'estou a ir', 'faco depois'. Mas estas tem resposta facil por isso o M anda a treinar umas tecnicas  melhores. Hoje, estava eu a lavar os dentes e a pedir-lhe que lavasse os dele ja, e ele olha para o espelho com um ar cientifico e pergunta, "ama, mesmo que uma pessoa fosse muito alta nao conseguia ver os pes no espelho, pois nao?". E pronto, la fico eu curiosa e comeco a tentar ver os meus pes, e ele os dele, etc e tal. E assim se passaram mais 5m sem lavar a dentuca.

o corpo que fala (ou as batatas gordinhas da tia Catarina)

O M usa muito a linguagem gestual. Ou melhor, usa o corpo para comunicar. E, para alem disso, e um miudo observador. Quando lhe pergunto o nome de um miudo de la da escola ele descreve-me sempre o miudo com os seus atributos fisicos, mas nao e' com alto/baixo, louro/moreno, e' mais a forma da cabeca e afins. Por exemplo, tem uma teoria de que os Jo-oes (por alguma razao estranha, o M tem tendencia a ter muito bons amigos chamados Joao) tem a cabeca redondinha e fazem umas ruginhas a volta dos olhos quando se riem. Esta descricao e sempre acompanhada dos gestos feitos pelo proprio.

Tudo isto para dizer que quando esta a explicar qualquer coisa o M nao se coibe de usar o corpo para exemplificar o que esta a dizer. E dai saem algumas situacoes caricatas. Estavamos nos em Londres, no centro de Londres, numa rua cheia de gente e o M estava rabugento porque tinha fome e estava cansado. Para o distrair perguntei-lhe o que e' que ele tinha jantado no dia anterior. Frango com batatas. E estavam boas? Sim, mas nao eram batatas daquelas, sabes? Quais batatas? pergunto eu. Eram batatas gordinhas. Batatas gordinhas?? E passo continuo, agacha-se no chao, com as maos as fazer um 'arco' ao longo do corpo. Ah, batatas gordinhas, claro!!! (Outro menos experiente chamar-lhes-ia batatas redondas, mas o meu filhote gosta destas metaforas corporais)

o cansaco da ginastica da ama

A semana passada o M veio assistir a uma das minhas aulas de ginastica. Havia la mais uns quantos miudos e ele passou o tempo a brincar embora viesse observar cada vez que a musica mudava.

Nesta segunda voltou a ir comigo. Desta vez so la estava uma outra menina e por isso ele esteve algum tempo sentado em cima de uma bola a observar. Quando fomos para casa perguntei-lhe se ele tinha gostado da aula, ao que ele me disse que sim, que gostou quando eu estava com as pernas no ar a fazer assim. Animada disse-lhe, ah, se calhar quando fores mais velho podes vir fazer ginastica comigo. Gostavas disso? Acho que nao, diz-me ele, fiquei muito cansado!!

Tuesday, April 2, 2013

a caça aos ovos da Pascoa

Neste Domingo de Pascoa chuvia a potes e os ovos tiveram que ser escondidos dentro de casa. Eram 25 ovos de chocolate enviados pela avo Ninna, que foram escondido em sitios mirabolantes como a maquina da roupa. Com a devida orientacao e perseveranca, foram todos encontrados.

p.s- Ainda assim o M fartou-se de se queixar que esta nao tinha sido uma Pascoa boa porque nao tinha podido brincar com o primo.

??!!?? (a tua empregada e melhor que a minha)

M, vamos embora, digo eu pela enesima vez, enquanto ele brinca com uma espada e uma bola.

Esta bem! responde ele e, acto continuo, atira os brinquedos para o meio do chao e vai-se embora.

??!!?? ficou tudo arrumado ??!!??